...

Manter o foco no treino e na vida durante a pandemia (Parte I)

Ultrapassar e até vingar durante esta pandemia do novo coronavírus também depende de nós. Partilhamos alguns pontos para alcançar maior serenidade e bem-estar mantendo o foco no treino e na vida.

Ser positivo é o caminho

Estar muito mais tempo em casa, trabalhar a partir de casa, sair apenas para emergências ou compra de alimentos,… são agora condições que não podemos controlar logo devemos aceitá-las.
Quanto mais cedo nos “deixarmos levar pela maré” menos stressados e ansiosos ficaremos.

Mantém o foco no que podes controlar: os teus horários, alimentação, treino, ambiente familiar, etc.

É altura também de aumentar os níveis de empatia para com a família, colegas de trabalho, vizinhos que poderão estar em situações ainda piores do que a nossa.

Torna o teu ambiente em casa agradável e positivo e não esqueças que esta situação terá um fim.

Isto pode ser uma oportunidade

Para treinar melhor sobretudo.
Provavelmente será difícil para alguém que se preparava para uma prova longa (maratona, ultra-trail, ironman,…) manter o mesmo volume de treino, porém, por vezes estes contra-tempos, como acontece por vezes com uma lesão, mostram-nos que menos pode ser mais.
Aposta nas intensidades mais elevadas ao invés do volume baixo/moderado, trabalha os pontos fracos na técnica e na estratégia, faz os alongamentos e reforço muscular das estruturas que devias mas nunca tens tempo…
Se estiveres disponível este momento pode ser uma oportunidade para regressar melhor.

“A nova forma de riqueza é ter mais tempo”

Pois bem, aí está ele!
De uma forma ou de outra temos realmente mais tempo, seja por diminuição do volume de trabalho, por já não passarmos 1 hora em cada viagem de transportes, etc.
Mantém os teus horários: deitar, acordar, trabalho, refeições, família,… para que realmente possas ganhar horas por dia durante estas semanas de quarentena, para teres mais tempo para o desejado, seja treinar, seja realizar um curso online de uma outra área de interesse, ler livros,…

Praticar exercicio liberta a mente para sermos inovadores

Os benefícios da prática desportiva ao nível físico e mental são sobejamente conhecidos.
Assim como um artista tem ideias em qualquer momento do dia (normalmente quando não se esforça para as ter) também ao praticarmos desporto desbloqueamos a nossa mente dos padrões diários de pensamento.
Se calhar terás novas ideias para o teu emprego. Se calhar quem perdeu ou está na iminência de perder o seu posto de trabalho pode ter uma ideia de negócio inovadora. E lá está a necessidade de ser positivo…

Na segunda parte deste artigo iremos abordar os seguintes temas: trabalhar em equipa, recomendações para o treino e novos iniciantes.  Até lá fiquem seguros.

Artigos Relacionados

Nuno Caetano
Nuno Caetano
Treinador de Natação e Triatlo - Nível 3. Iniciou-se no online coaching em 2012 trabalhando com quase uma centena de atletas perseguindo objetivos individuais da maratona ao ultra trail passando pelo triatlo longa distância, ultra-maratonas, ciclismo e natação de resistência, por etapas e outros desafios. Não se pode queixar das loucuras dos seus atletas, ali não há monotonia. Um nortenho no reino dos 'al-gharbs' que colabora com o Correr Por Prazer desde 2012. Site oficial: www.vaimaislonge.net

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES