A cidade de Holland, localizada no estado de Michigan – Estados Unidos da América sofre de vários nevões na época de Inverno o que leva a que muitas pessoas não possam praticar exercício físico ao ar livre devido ao facto das ruas e passeios estarem cobertos de neve.
Apesar dos métodos convencionais de remoção de neve (como limpa neves ou o uso de sal), a cidade decidiu investir num método diferente para acabar com a neve nos passeios: passeios aquecidos.
À primeira vista, parece uma ideia futurista mas a realidade é que este sistema já está em execução há bastante tempo nesta cidade.
O sistema consiste numa rede de tubos subterrâneos com cerca de 235 km de comprimento onde circula água aquecida e que permite derreter a neve num total de quase 8 km de passeio. A temperatura da água é suficiente para derreter toda a neve que está à superfície.
Este sistema também existe noutras cidades vizinhas mas esta é provavelmente a maior rede do país. Apesar de não haver planos futuros para aumento da rede, a central de energia seria capaz de sustentar um possível aumento.
Segundo o clube de corrida “The Road Runners Club of America”, a cidade de Holland é uma das cidades mais “runner-friendly” do mundo e que junta muitos clubes de corrida principalmente aos fins de semana. Normalmente criam-se grupos de corrida com cerca de 120 pessoas criando um ambiente de prova oficial quando na realidade é um simples treino convívio.
Não há neve que possa parar uma pessoa com vontade de correr.
In Holland, Michigan, residents can run outside thanks to a unique feature: heated sidewalks. pic.twitter.com/Up31BFaYfy
— Runner's World (@runnersworld) January 24, 2020