...

Massa Cruelty free

Massa Cruelty freeOutubro é o mês do Dia Mundial do Vegetarianismo, Dia Mundial da Alimentação  e Dia Mundial das Massas, mas também o mês de preparação final de muitos corredores de pelotão para as maratonas de Outono e Inverno, por isso nada como dar-lhes mais uma opção para a refeição pasta party antes dos treinos longos (40-50km) e, se corre em casa, na véspera da prova.

A refeição da véspera da prova

Já falámos há algum tempo da importância de aumentar as reservas de glicogénio muscular antes de uma prova e mais recentemente explicámos a metodologia recomendada e com evidência científica para evitar o muro.

Esta refeição deve ser de fácil digestão, saborosa e apelativa que permita comer uma quantidade suficiente sem ficar empaturrado sem sacrificar o contributo nutricional do ponto de vista de micronutrientes (vitaminas e minerais).

Mas porquê um prato vegetariano?

Uma das vantagens que encontramos desde logo é a digestibilidade, desde que bem escolhidas as fontes de hidratos de carbono. São pratos com:

  • Menor teor de gordura, quando é tida em conta a confeção

  • Fontes proteicas de melhor digestão, embora menor aminograma

  • E maior densidade de micronutrientes sobretudo vitaminas do complexo B (B1, B2, B6) que são essenciais no metabolismo energético

Mas eu não quero ser vegan

Vivemos num mundo global, de direitos e liberdade por isso respeitamos as opções de todos. No dia a dia, poderia utilizar um prato desta natureza como acompanhamento, não teria nada a perder uma vez que nutricionalmente tem mais fibra do que massa ou arroz “simples”. E é perfeito para uma marmita de Outono.

A receita

Ingredientes (para 4 porções)

Preparação

  • 250 g de massa

  • 1 cebola

  • 300 g abóbora

  • 1 cenoura

  • Sal q.b.

  • Azeite q.b.

  • 1 c. chá de tomilho

  • 1 c. chá de caril em pó

  • 1 ½ chávena de caldo de legumes

  • ¼ chávena de leite de coco

  • Manjericão q.b.

1.    Colocar num tabuleiro de forno a cebola cortada em quartos, a abóbora em cubinhos e a cenoura em pedaços.

2.    Temperar com sal a gosto, um fio generoso de azeite, o tomilho e o caril.

3.    Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC até os legumes estarem bem tenros. Retirar e colocar a mistura num liquidificador. Adicionar o caldo de legumes e o leite de coco e bater tudo até obter um molho cremoso. Reservar.

4.    Entretanto, cozer a massa segundo as instruções da embalagem em água abundante temperada, por 6 minutos. Escorrer.

5.    Envolver a massa no molho de abóbora e juntar os legumes grelhados*. Polvilhar com manjericão a gosto.

*para a véspera da prova sugerimos: courgete em rodelas e tomate, mas no dia a dia pode usar beringela ou pimento por exemplo

Fonte da receita: Milaneza

Valor nutricional por porção

276kcal; 8g de proteína; 45g de hidratos de carbono; 6g de gordura

E posso usar esta receita fora do período pré prova?

Sim, com uma adaptação. Para fornecer todos os aminoácidos essenciais, poderia:

  • Se não é vegan, usar ovo como fonte proteica complementar. 1 ovo adiciona-lhe 7g de proteína e 5g de gordura

  • Se prefere uma opção 100% sem crueldade, deve juntar uma leguminosa para complementar os aminoácidos limitantes da massa (sobretudo a lisina). Neste caso, sugeríamos grão de bico que reforçaria também a ingestão de fibra.

Sugestão

Para uma receita saborosa, a massa tem de ser de máxima qualidade. Esta receita foi pensada para as novas Massas Milaneza Molde de Bronze que se distinguem pela qualidade da matéria prima utilizada. Acreditamos que a massa não é toda igual por isso para uma refeição especial, não deixe de experimentar uma massa especial.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES