...

Transfronteriza será uma festa hispano-lusa

Transfronteriza será uma festa hispano-lusaA Transfronteriza, ou Transfronteiriça em Português, já tem inscrições abertas, existindo 700 vagas disponíveis. O evento que acolhe um verdadeiro Campeonato Ibérico entre Espanhóis e Portugueses, voltará a ter três percursos diferentes na fronteira entre Espanha e Portugal, situados entre Zamora e Bragança.

O evento organizado pela Diputación de Zamora e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, tem inscrições disponíveis em www.transfronteriza.es, dispondo de 700 vagas para todas as distâncias.

O evento tem 3 provas diferentes: Trail Longo de 33 Km, com saída da localidade Zamorana de Figueruela de Arriba; Trail Curto de 24km, com partida em Río Manzanas; Mini Trail de 14km com saída em Santa Cruz de los Cuérragos. Existe também uma Caminhada e uma prova para Crianças.

A terceira edição desta prova que já se tornou uma ligação entre Portugal e Espanha, vai recuperar a meta histórica de Rihonor de Castilla ou Rio de Onor, localidade Espanhola e Portuguesa, única com essa classificação na Peninsula Ibérica. Além disso, o percurso vai voltar a passar na Serra da Culebra, no Parque Natural de Montesinho e Trás-os-Montes, sendo as partidas nas localidades Zamoranas de Figueruela de Arriba, Río Manzanas y Santa Cruz de los Cuérragos.

Como já é tradicional, este evento vai criar uma verdadeira festa ente Portugueses e Espanhóis. “Esperamos repetir a festa das edições anteriores, e continuar a aumentar o número de participantes, Espanhóis e Portugueses”, diz Antonio del Pozo, diretor de um evento que tem a atleta internacional Santiago Mesquita como responsável dos percursos.

O corredor Zamorano é o responsável pela escolha dos três percursos da corrida, cujos detalhes dos perfis serão revelados nas próximas semanas.

Nas duas primeiras edições, a equipa Espanhola saiu vencedora, mas os corredores Portugueses como Rui Muga ou Lucinda Moreiras, ganharam nas respectivas provas. Os atletas Portugueses têm sempre estado representados em bom nível. Ana Maria Amaral e Pedro Rodrigues foram outros dos nomes presentes nos anos anteriores.

Mais informação em http://transfronteriza.es

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES