...

Orientação – Fomenta o turismo desportivo

olav_naom_2016Mais de 1700 Orientistas Internacionais de 30 Países estagiam e competem em Portugal nos primeiros três meses de 2016.

Portugal recebe com a chancela da Federação Internacional de Orientação, 3 eventos pontuáveis para a Liga Mundial de Orientação Pedestre (Lisbon Internacional OrienteeringMeeting – 30 e 31 de Janeiro; Portugal O’ Meeting – Penamacor 06-09 de Fevereiro; Norte Alentejano O’ Meeting – Castelo de Vide -13 e 14 de Fevereiro) que trazem a Portugal os dez melhores do Mundo na classe Masculina e 07 do Top 20 na Elite Feminina.

Norte Alentejano O’ Meeting  em Castelo de Vide.

Evento pontuável para o ranking Mundial de Orientação pedestre da Federação Internacional de Orientação, está a exceder as expectativas da organização e poderá atrair a Castelo de Vide mais de 500 atletas Internacionais.

5 atletas do TOP 10 do Ranking Mundial em Masculinos já estão inscritos.

O Francês Thierry  Gueorgiou, o Suiço Fabian Hertner, o Norueguês Olav Lundanes, o Francês Frederic Tranchand e o Norueguês Magne Daehil, atuais nº 2, 3, 5, 9 e 10 do ranking Mundial são até ao momento as figuras maiores dos inscritos na X edição do Norte Alentejano O’ Meeting.

Thierry  Gueorgiou e Olav Lundanes foram nos dois últimos anos os que ocuparam o lugar mais alto do ranking Mundial, lugar que pertence agora a Daniel Hubmann da Suiça que conquistou o 2º lugar do NAOM 2014. Mas a concorrência será enorme porque além destes Orientistas serão vários aqueles que ocupam o Top 50 e que marcam lugar em Castelo de Vide nos dias 13 e 14 de Fevereiro.

Tove Alexandersson da Suécia a Rainha do NAOM 2016

Em femininos a figura de cartaz da X edição do evento é a Sueca nº 2 do Mundo, Tove Alexandersson.
Mas, muitas mais se afiguram para a conquista dos lugares mais altos do pódio.
Mari  Fasting, atual 16ª do ranking Mundial e que conquistou a medalha de prata nos Mundiais 2015 em Distância longa, seguida das Suiças Júlia Gross, 18ª e Rahel Friederich (19ª) e que fez parte da equipa campeã do Mundo de estafeta mista de sprint na Escócia em 2015, a Francesa Amelie Chataing 26ª, a Checa Eva Jurenikova 28ª, a Neozelandesa Lizzie Ingham 33ª, e a Sueca Maria Magnusson 34ª.

De regresso a Castelo de Vide

Pela quarta vez em dez edições, Castelo de Vide volta a ser o epicentro da Orientação Nacional, acolhendo o Norte Alentejano O’ Meeting 2016. Desta feita, o evento será pontuável para o ranking Mundial sem ser na vertente de Sprint como nas duas edições anteriores. O evento organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, numa parceria com o município de Castelo de Vide, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, terá lugar no fim-de-semana de 13 e 14 de Fevereiro de 2016, atraindo uma vez mais as atenções de atletas portugueses e estrangeiros.

Campos de treinos do Alto Alentejo consolidam-se de ano para ano.

O sucesso do Norte Alentejano O’ Meeting passa muito pela criação do campo de Treinos do Alto Alentejo no final de 2011. São várias as equipas que vão estagiar na região antes e depois do evento. Apesar da falta de apoios estatais, a organização tem conseguido a autorização de parte dos proprietários para viabilizar esta atividade impar, que consegue promover a economia regional em época baixa.

Todos podem participar no NAOM 2016

A caminhar ou a correr todos podem participar!
A organização poderá fazer acompanhamento e ensino durante o evento e as associações e clubes do Concelho de Castelo de Vide terão a inscrição gratuita.

Programa:
12 Fevereiro 2016

10:00 – Provas de treino – Vale D’ornas  e Póvoa e Meadas

13 Fevereiro 2016
11:00 – Distância Média – .Amieira / Barregão (WRE)
19:00 – Sprint noturno “Salgueiro Maia”– Castelo de Vide.

14 Fevereiro 2016
10:00 – Distância Média – Amieira / Barregão.

Vinte Países Inscritos

Com início em 2007, o Norte Alentejano O’ Meeting teve no romeno Ionut Zinca e na finlandesa Riina Kuuselo os seus primeiros vencedores. Os Ucranianos Oleksandr Kratov e Nadya Volinska são os mais recentes vencedores duma lista que inclui ainda nomes como os da suiça Simone Niggli, da checa Eva Jurenikova, do norueguês Olav Lundanes, da sueca Helena Jansson e dos portugueses Tiago Romão, Maria Sá, entre outros. A cerca de 6 semanas do evento o número de Países inscritos é de 19 (Portugal, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica, Brasil, Áustria, França, Grã-Bretanha, Rússia, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Roménia, Letónia, Lituânia, Bulgária, Holanda, Polónia e Estados-Unidos).

Salgueiro Maia homenageado
A organização do Norte Alentejano O’ Meeting e a Câmara Municipal de Castelo de Vide, realizam no dia 13 de Fevereiro, uma singela homenagem ao capitão de Abril, natural de Castelo de Vide. As cerimónias constam de:
– Deposição de coroa de flores no busto de Salgueiro Maia no Parque 25 de Abril;
– Evocação e Porto de honra no salão nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide;
– Sprint noturno (2º etapa do Norte Alentejano O’ Meeting) que terá o nome “Salgueiro Maia”.

Site Oficial – www.naom.pt
Facebook: https://www.facebook.com/NorteAlentejanoOMeeting

Ranking Mundial – http://ranking.orienteering.org/

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES