Decorreu no passado domingo o Trail dos 4 Caminhos, prova organizada pelo Clube de Orientação 4 Caminhos e que decorreu na Serra de Alfena – Valongo.
Mais de 800 atletas acederam ao convite da organização, um número muito consideravél, tendo em conta que a prova foi anunciada há pouco mais de 1 mês atrás. Em perfeita sintonia com a natureza, foi grande o convívio entre corredores das 3 distância disponíveis, demonstrando o espírito do trail e justificando uma vez mais a razão para o exponencial aumento deste tipo de provas.
Mas como fica a montanha depois de os atletas lá passarem?
Não posso nem devo ficar indiferente ao que tenho presenciado em algumas provas como atleta e nesta como elemento organizativo.
Refiro-me ao completo desrespeito pela natureza, tanto por parte de quem organiza como em quem nelas participa. Durante a semana anterior, andei a fazer reconhecimento e marcação de percurso e recolhemos centenas (ou mesmo milhares de fitas) de provas que anteriormente decorreram naquele local. Provas de BTT, Trial ou outras nem sequer identificadas, foram cinco o tipo de fitas diferentes que ali recolhemos. Não há responsabilidade de quem organiza nem controlo por parte de quem autoriza a organização destas provas.
Mas o desrespeito não fica por aqui. Os atletas também aqui têm a sua culpa. Ao recolher as fitas no final, deparamo-nos com embalagens de gel, de barras e de isotónicos, deixadas por atletas desta prova. Será assim tão difícil colocar a embalagem vazia no mesmo local de onde a tiraram (até ocupa menos espaço)?
Se queremos que este desporto seja sustentável, teremos que todos contribuir para que assim seja.
Aos atletas pedimos civismo, às organizações pedimos trabalho pós-prova e às entidades que autorizem estas provas, pedimos exigência e controlo.
O Grupo Desportivo 4 Caminhos deu nesta prova uma autêntica aula de educação ambiental. Cerca de meia hora depois da chegada do último atleta, a serra estava completamente limpa, muito mais limpa do que há 1 mês atrás.
Parabéns à Organização, a todos os participantes e a todos os que tornaram esta prova possível.
Foto: Claudia figueiredo
7 Comentários