Sementes de Chia: já experimentou?

Autor: Filipa Vicente  /   Agosto 07, 2012  /   Publicado em Alimentação
Tags: Antioxidantes, chia, emagrecer, fibra, nutrição, perder peso

Sementes de Chia: já experimentou?Actualmente, não há supermercado onde não se vislumbrem estas pequenas sementes de forma oval, cor castanha e com imensas alegações nutricionais. Trata-se de um dos novos superalimentos, de elevado valor nutricional e potenciais benefícios na saúde, incluindo para quem corre. Já experimentou?

As sementes de Chia são riquíssimas em fibra, diversos minerais, ómega 3 e compostos de elevado poder antioxidante. À colher, nos cereais, no iogurte, na sopa ou na forma de gel, descubra o que as sementes de Chia podem fazer por si.

Emagrecer sem passar fome. Graças à sua riqueza em fibra, as sementes chia são extremamente saciantes permitindo que reduza a quantidade de alimento ingerido de forma natural educando o estômago. Assim vai conseguir manter o plano alimentar e emagrecer de forma mais eficaz.

Previne a Diabetes. Na sua componente de fibra, destaca-se sobretudo a do tipo solúvel que ajuda a controlar os níveis de açúcar sanguíneos mantendo um bom controlo metabólico e prevenindo doenças como a Diabetes. A fibra solúvel, quando em contacto com a água, forma um gel que atrasa o esvaziamento gástrico fazendo com que a glucose dos hidratos de carbono que ingere chegue mais lentamente à corrente sanguínea o que além de prevenir hiperglicemias, sacia a longo prazo.

Ómega 3 vegetal. As sementes de chia são uma fonte privilegiada de ácidos gordos ómega 3, potentes anti-inflamatórios naturais, melhoram a sensibilidade do corpo aos hidratos de carbono além de que previnem doenças cardio e cerebrovasculares além de promoverem.

Poder antioxidante. São riquíssimas em compostos antioxidantes, sobretudo substâncias do grupo dos flavonoides como o ácido clorogénico, os glicósidos de flavonoides e o ácido cafeico. Estas substâncias, ao contrário da vitamina C e outros antioxidantes, resistem com maior eficácia à oxidação pelo que pode guardar as sementes de chia durante mais tempo sem perderem o seu valor nutricional.

Leia também ...  José Melo

Como utilizar?

Pode juntar no iogurte, nos cereais, por cima de um bolo ou de uma posta de peixe estufado, ou ainda simplesmente comer à colher. Inclua 1 a 3 colheres de sopa por dia e experimente esta receita Correr por Prazer.

PUDIM CHIA

1 colher de sopa de Sementes de Chia

1 chávena de leite magro ou bebida de soja  ou de amêndoas

1 colher de sobremesa de mel

1 banana pequena

Sal q.b.

1. Aqueça o leite mas não o ferva.

2.Junte as sementes e bata com um garfo, depois deixe repousar 10-15 minutos para formar um gel. Mexa uma ou outra vez para homogeneizar.

3. Coloque a banana (pode esmagar ou por no topo) e o mel.

4. Leve ao frigorífico para melhor textura.

 

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog
Milaneza

15 Comentários

X