Actualmente, não há supermercado onde não se vislumbrem estas pequenas sementes de forma oval, cor castanha e com imensas alegações nutricionais. Trata-se de um dos novos superalimentos, de elevado valor nutricional e potenciais benefícios na saúde, incluindo para quem corre. Já experimentou?
As sementes de Chia são riquíssimas em fibra, diversos minerais, ómega 3 e compostos de elevado poder antioxidante. À colher, nos cereais, no iogurte, na sopa ou na forma de gel, descubra o que as sementes de Chia podem fazer por si.
Emagrecer sem passar fome. Graças à sua riqueza em fibra, as sementes chia são extremamente saciantes permitindo que reduza a quantidade de alimento ingerido de forma natural educando o estômago. Assim vai conseguir manter o plano alimentar e emagrecer de forma mais eficaz.
Previne a Diabetes. Na sua componente de fibra, destaca-se sobretudo a do tipo solúvel que ajuda a controlar os níveis de açúcar sanguíneos mantendo um bom controlo metabólico e prevenindo doenças como a Diabetes. A fibra solúvel, quando em contacto com a água, forma um gel que atrasa o esvaziamento gástrico fazendo com que a glucose dos hidratos de carbono que ingere chegue mais lentamente à corrente sanguínea o que além de prevenir hiperglicemias, sacia a longo prazo.
Ómega 3 vegetal. As sementes de chia são uma fonte privilegiada de ácidos gordos ómega 3, potentes anti-inflamatórios naturais, melhoram a sensibilidade do corpo aos hidratos de carbono além de que previnem doenças cardio e cerebrovasculares além de promoverem.
Poder antioxidante. São riquíssimas em compostos antioxidantes, sobretudo substâncias do grupo dos flavonoides como o ácido clorogénico, os glicósidos de flavonoides e o ácido cafeico. Estas substâncias, ao contrário da vitamina C e outros antioxidantes, resistem com maior eficácia à oxidação pelo que pode guardar as sementes de chia durante mais tempo sem perderem o seu valor nutricional.
Como utilizar?
Pode juntar no iogurte, nos cereais, por cima de um bolo ou de uma posta de peixe estufado, ou ainda simplesmente comer à colher. Inclua 1 a 3 colheres de sopa por dia e experimente esta receita Correr por Prazer.
PUDIM CHIA
1 colher de sopa de Sementes de Chia
1 chávena de leite magro ou bebida de soja ou de amêndoas
1 colher de sobremesa de mel
1 banana pequena
Sal q.b.
1. Aqueça o leite mas não o ferva.
2.Junte as sementes e bata com um garfo, depois deixe repousar 10-15 minutos para formar um gel. Mexa uma ou outra vez para homogeneizar.
3. Coloque a banana (pode esmagar ou por no topo) e o mel.
4. Leve ao frigorífico para melhor textura.
15 Comentários