Os exercícios de técnica de corrida são essenciais para manter uma passada regular e correcta, permitem uma aprendizagem técnica e até uma adaptação do sistema nervoso ao movimento de correr.
Pode realizá-los como complemento do aquecimento antes de começar a sessão mas sempre depois do aquecimento ou no fim de uma sessão de corrida a um ritmo confortável.
Os exercícios mais comuns de técnica de corrida podem ser feitos numa recta de 30 a 50m com piso regular, podendo também serem realizados na relva. Faça uma recta e regresse a trote lento. Progrida gradualmente no número de séries que faz de cada um e no seu grau de dificuldade.
1) Andar nos calcanhares. Consiste em dar pequenos passos apoiando apenas os calcanhares no chão. Faça com os calcanhares juntos e separados.
2) Andar nas pontas. Ao contrário do anterior, consiste em andar nas pontas dos pés mantendo os calcanhares levantados do solo. Faça com as pontas juntas e separadas.
3) Skipping. Consiste em correr levantando os joelhos ao nível da cintura ou um pouco mais altos. Numa fase inicial faça lentamente, podendo mesmo ajudar segurando a canela, progrida até percorrer a recta com skipping rápido.
4) Calcanhares no rabo. Corra flectindo a coxa de forma a bater com os calcanhares nos glúteos. Uma vez mais comece com a ajuda do agarre da parte baixa da canela e vá progredindo até fazer continuamente.
5) Corrida lateral. Corra lateralmente, mude a perna da frente a metade do percurso. Aumente a dificuldade alternando em cada dois passos a perna da frente e coordene o movimento dos braços com as passadas.
Fonte: Runner’s World Espanha
Sobre Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial:
https://nutrium.io/p/filipavicente/blog
21 Comentários