A Marathon des Sables (MDS) é uma das provas mais duras e mais exigentes a nível planetário. A 37ª edição da prova irá decorrer de 21 de Abril a 1 de Maio no deserto do Sahara (Marrocos) e contará desta vez com a presença de 1264 atletas sendo 7 deles portugueses.
Ester Alves será uma das portuguesas em prova e através de uma parceria estabelecida entre o Correr Por Prazer e a atleta, iremos ao longo de toda a prova trazer todas as incidências da mesma através de crónicas diárias enviadas pela atleta vilacondense.
Depois de ter participado na prova em 2017, e apesar da sua dureza e da complicada logística associada à mesma, Ester quer voltar e desfrutar do silêncio único do deserto e da sua imensidão.
Relativamente à sua possível prestação, diz-nos:
Tenho consciência que estava noutra forma física em 2017. Com muita melhor capacidade física. Hoje sou uma empresária dedicada aos projectos e com pouco tempo para “paixões”. Sei que não vou com a mesma forma física mas vou corrigir os erros que cometi.
Quando lhe perguntamos qual a maior dificuldade desta prova, diz-nos que é a gestão da alimentação. “Cada dia e cada etapa vamos tendo mais carências nutricionais e problemas de hidratação, bolhas, queimaduras… e a comida é cada dia menos e o conforto também menor. O grande desafio da MDS é a superação mental dia após dia. Quem não tem capacidade de se adaptar ao esforço e desconforto diário, dificilmente chega até às metas. Muitos atletas usam os 200€ do material obrigatório para regressar a porto seguro (Ourzazate ou Marraquexe)”.
De notar que os atletas têm de levar consigo tudo o que precisam para todos os dias de prova, excepto água e tenda que é cedida pela organização.
Todo o material deve pesar entre 6,5 kg s e 15 kgs (peso mínimo/máximo não inclui o abastecimento de água diário). Estes elementos são inspeccionados durante os controlos técnicos em Marrocos.
Na mochila transportam alimento para todas as etapas. Devem transportar 14.000 kcal (mínimo de 2.000 kcal/dia), caso contrário, são penalizados.
Equipamento Obrigatório
▪️Mochila MdS ou equivalente
▪️Saco de dormir
▪️Lanterna principal e um conjunto completo de baterias
▪️Bússola, com precisão de 1° ou 2°
▪️Isqueiro
▪️1 Apito
▪️Faca com lâmina de metal
▪️Desinfetante tópico
▪️Bomba antiveneno
▪️1 Espelho de sinalização
▪️1 manta de sobrevivência
▪️1 tubo de protetor solar
▪️200 euros em dinheiro (caso haja desistência para suportar o transporte)
▪️Passaporte ou bilhete de identidade
▪️Atestado médico original preenchido e assinado pelo médico
▪️ECG original
Kit Maratona
Este é fornecido pelos organizadores durante os controlos técnicos e administrativos em Marrocos.
▪️1 Roadbook
▪️1 Cartão de check-in
▪️1 SPOT – localizador
▪️Sal
Material opcional
Equipamento para 7 dias
▪️1 par de calções
▪️1 tshirt
▪️1 par de capas para sapatilhas
▪️1 mochila
▪️1 par de sapatilhas
▪️1 boné
▪️1 par de óculos
About Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 61 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt