...

Setembro na Serra da Estrela vai ser Xtreme

Setembro na Serra da Estrela vai ser XtremeA 24 de setembro o Estrela Xtreme Triathlon está de volta à Serra da Estrela para todos os que se quiserem desafiar na vertente Extreme e distância longa de triatlo e desfrutar de um fim-de-semana de emoções com o epicentro em Manteigas. As inscrições já estão abertas.

Tendo por base provas realizadas na Europa, como a Austria Extreme, A Norsman e A Swissman, a Armando Teixeira Outdoor Events – que organiza também o Estrela Grande Trail – propõe um “tri-desafio”, na distância “longa” de triatlo para o fim-de-semana de 24 e 25 de setembro. São 1,9 km a nadar, 105 km a pedalar e 21 km a correr. Tudo isto em ambiente de montanha, o que significa dificuldade, mas também beleza e experiências ímpares.

No segmento de natação, os 1,9 km vão ser nadados na lagoa do Vale do Rossim, localizada a cerca de 1400 metros de altitude, em águas cristalinas, para o qual muito contribuiu o facto de a Lagoa (barragem) apenas estar fechada e garantir a sua cota de água durante 12 semanas do ano, nos meses de verão.

Já o segmento de ciclismo prevê um desnível positivo de 2 500 metros acumulados ao fim dos 105 km do percurso. Este decorre no maciço central da Serra da Estrela, passando em locais emblemáticos e sempre com vistas deslumbrantes, maioritariamente em alcatrão, mas com pequenas incursões por terrenos em paralelo e mais rugosos.

O percurso de 21 km de corrida, com 900 metros de desnível positivo, será maioritariamente feito em estradões de montanha, com pequenos percursos de alcatrão e troços com uma componente técnica de montanha de moderada dificuldade. A partida e a meta estará localizada no Parque da Várzea em Manteigas, passando o percurso pelo emblemático Poço do Inferno.

 “Esta é uma proposta de adaptação dos modelos de referência internacionais às especificidades culturais, climáticas e orográficas da região da Serra da Estrela, que, acreditamos, tornar-se-á incontornável devido, entre outros, a quatro pilares essenciais: a qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela; o aproveitamento ao máximo do relevo do Parque Natural da Serra da Estrela; a experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados; o segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país”, explica Armando Teixeira, criador e impulsionador deste projeto.

Tal como o que acontece no Estrela Grande Trail, evento da mesma organização, que se realiza anualmente em maio, o Estrela Xtreme Triathlon promete mostrar que é possível proporcionar um evento exigente do ponto de vista competitivo, mas que ao mesmo tempo permite viver a região da Serra da Estrela em família.

Mais informações e inscrições em estrelaxtreme.pt

Mais fotografias em: https://www.paulonunesportfolio.com/extreme-trialto-2017

Ou na página do Facebook do evento.

Foto: Paulo Nunes.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES