...

COVID19 – França e Bélgica permitem correr, Espanha não.

França e Bélgica permitem correr, Espanha não.O primeiro-ministro belga recomenda a prática de desporto ao ar livre, sozinho ou com pessoas que vivem sob o mesmo teto.

Cada país europeu impõe suas formas de confinamento em casa para combater o coronavírus. Em Espanha, o estado de ermergência em vigor desde a noite de sábado passado não contempla a opção de sair para praticar desportos ao ar livre, já em Itália, que iniciou o seu confinamento mais cedo, a recomendação limitou-se apenas a  correr sozinho e manter um metro de distância.

Como esses tipos de questões não estão claramente explicados no decreto, a subsecretária de Estado da Saúde, Sandra Zampa, esclareceu na última quinta-feira, 12 de março no Twitter o que o governo italiano permitiu: “Para maior clareza em termos de coronavírus e comportamento: desportos e atividades físicas realizadas em espaços abertos são permitidos com a distância interpessoal de um metro. De qualquer forma, os grupos devem ser evitados “, escreveu ela.

Uma linha semelhante ocorre em França e na Bélgica, onde a primeira-ministra Sophie Wilmés anunciou na terça-feira à noite na televisão medidas que entrarão em vigor a partir desta quarta-feira e durará pelo menos até 5 de abril.

Com 1.242 casos e 10 óbitos registrados na terça-feira, as exceções ao confinamento que ocorrem em Bruxelas incluem passeios e saídas para correr ou andar de bicicleta, sozinho ou com alguém que vive sob o mesmo teto. Wilmes foi mais longe e lembrou que “atividades ao ar livre são permitidas, até mesmo aconselhadas”.

Por sua vez, em Espanha, a linha é mais rígida, com multas que começam nos 100€. O diretor operacional da Polícia Nacional, José Ángel González explicou que os agentes se limitam a mandar para casa as pessoas e somente se forem reincidentes ou resistirem à autoridade serão multados.

Fonte: Runners World

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES