...

Sou corredor logo como bago a bago – a Uva

Sou corredor logo como bago a bago - a UvaTrata-se provavelmente de uma das frutas mais fácil de encontrar no mercado português e pode até dar-se ao luxo de preferir de origem portuguesa. A uva, matéria prima da bebida que põe muitas vezes Portugal no mapa do mundo, tem propriedades ainda mais importantes. Por isso mesmo se corre coma uns quantos bagos por dia.

Um dos maiores mitos urbanos é que a uva tem muito açúcar, e é uma fruta que tem muitas calorias. Esta crença deve-se ao facto de ser um fruto, tal como as cerejas, aditivo, temos mais dificuldade em controlar a porção mas 100g de uvas não têm mais do que 70kcal, um valor dentro do intervalo normal da fruta fresca.

Fornece, além dos hidratos de carbono uma série de vitaminas e minerais dos quais se destacam:

  • Vitaminas do complexo B, incluindo a B6 (7% DDR)

  • Vitamina K, se não digere bem as hortícolas folhosas, eis uma alternativa, 100g fornecem 14% da DDR

  • Minerais como o potássio e o magnésio assim como oligoelementos como o manganês

O essencial é invisível aos olhos

A riqueza nutricional de muitas frutas e vegetais não aparece nas tabelas, porque há toda uma diversidade de compostos que não são fáceis de quantificar mas que fazem destes alimentos, como o caso da uva, verdadeiros “medicamentos” naturais.

O resveratrol, principal antioxidante de que se fala tanto no vinho, está presente naturalmente na sua matéria prima e a vantagem é que ao contrário do vinho, pode ser encontrado nas uvas brancas também. Desde que coma a uva inteira, com grainha e tudo.

Mas a cor também é importante. A par do resveratrol, as uvas são uma boa fonte de antocianinas, que lhes dão cores variadas sobretudo escuras por isso mesmo não gostando tanto, as escuras são muito ricas.

Mas não ficam por aqui, são uma fonte por excelência de ácido elágico, um importante fitonutriente que tem efeitos protectores no aparelho digestivo.

Não gosta de géis? Eis uma alternativa

As uvas passas são uma excelente fonte de energia portátil para treinos e provas. Têm mais açúcar do que as frescas mas por isso mesmo são uma boa fonte de hidratos de carbono quando o seu corpo precisa dela.

Melhor do que isso são 100% naturais e igualmente ricas em potássio que é um electrólito importante durante o esforço.

Adicionalmente, quando já tem dificuldade em aumentar a sua ingestão de hidratos de carbono ao longo do dia, pondere adicionar umas uvas passas ao arroz ou a uma salada para um reforço mais “ligeiro”.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES