...

Secção de Triatlo

O ano de 2011 será um ano de muitas novidades para os visitantes do Correr por Prazer. Uma delas será a criação de uma categoria dedicada exclusivamente ao Triatlo. O responsável por esta nova secção será Mark Velhote, amante da modalidade, corredor de pelotão e autor do Blog Objectivo42195. Estamos em crer que será uma mais valia para os conteúdos do nosso site e bem do agrado dos nossos leitores. Fica desde já lançado o convite para que nos façam chegar informações acerca do tema, assim como sugestões acerca do que gostariam de ver publicada na mesma.

Iniciamos a partir de hoje uma nova rubrica sobre Triatlo. Periodicamente iremos aqui apresentar artigos que tentem levar os leitores do Correr por Prazer para novos horizontes, ou seja,  Correr, Nadar e Pedalar por Prazer… não necessariamente por esta ordem, porque essa parte é mesmo é o leitor que decide…(…a menos que queira participar em provas, porque aí sim, porque para chegar ao desejado momento de calçar as sapatilhas vai ter mesmo de nadar e pedalar antes…)

A motivação desta rubrica é simples e tem a mesma génese que levou ao aparecimento do Correr por Prazer: motivar as pessoas para a actividade física.

O triatlo é uma das modalidades que mais tem crescido em Portugal e das que se tem mostrado mais competitiva em grandes provas internacionais, fruto das grandes prestações de atletas como Vanessa Fernandes, Bruno Pais,  João Silva  e João Pereira, só para mencionar alguns. Com uma série de artigos vamos tentar responder a algumas questões principais do triatlo e fornecer informação útil aos corredores que procurem no triatlo um novo desafio!

Mas começando pelo princípio, o que é o Triatlo?

Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades: natação, ciclismo e corrida, nesta ordem e sem interrupção entre as modalidades. A passagem de uma modalidade para a outra é designada por Transição e também exige algum treino, uma vez que o relógio não pára!

Podem-se classificar as provas de triatlo de acordo com as distâncias percorridas e com os locais onde as provas são disputadas. As principais são as seguintes:

  • Super Sprint: 375 metros de natação / 10 km de bicicleta / 2,5 km de corrida
  • Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida
  • Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida
  • Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9 Km de natação / 90Km de bicicleta / 21Km de corrida
  • Ironman: 3.8 km de natação / 180 km  de bicicleta / 42 km de corrida

Estas provas acontecem em locais diversos. O segmento de natação pode ter lugar no mar, no rio, num lago ou albufeira e até em piscinas. Já o ciclismo normalmente decorre em estrada, mas existem provas de triatlo em terrenos mais difíceis que exigem a utilização de bicicletas todo-o-terreno (BTT). A corrida, regra geral, também é em estrada, mas o terreno pode igualmente variar.

Em Portugal quase a totalidade das provas é organizada pela Federação Portuguesa de Triatlo, salvo raras excepções, no entanto não é só em Portugal que a modalidade está em crescimento, pelo que basta uma curta deslocação à vizinha Espanha para encontrarmos um amplo calendário de provas para todos os gostos que tentaremos aqui publicar.

Se ficou com curiosidade, a época do triatlo só arranca em Março, pelo que ainda está muito a tempo de dar o primeiro e começar a treinar…

Se por algum motivo não se sente muito à vontade com alguma das disciplinas (sabemos que a natação em águas abertas causa sempre algum receio), pode sempre começar apenas pelo Duatlo (Corrida + Bicicleta+ Corrida). Deste lado prometemos que vamos tentar ajudar.

Bem, está dado o pontapé de saída! Agora é só esperar pelo primeiro artigo…

Até já!

Artigos Relacionados

19 COMENTÁRIOS

  1. Bem, eu aplaudo esta expansão de conteúdos, já que o meu principal objectivo é o Triatlo. Um pouco fora do normal, já faço natação de águas abertas há algum tempo, e comecei há uns meses a correr. Também comecei na bicicleta, mas tenho notado algumas dificuldades técnicas e mecânicas que me têm atrasado nessa disciplina.

    Bom sucesso com este novo projecto aqui no correr por prazer!

  2. Nadar, pedalar e correr… por prazer! Será? Mark Velhote conta-nos tudo nesta nova rúbrica. Um abraço para ele e os parabéns ao Vítor Dias por mais esta excelente iniciativa.
    JOAQUIM MARGARIDO

  3. Desde logo é importante divulgar os clubes que se dedicam a esta modalidade, nomeadamente na zona norte, de forma a oferecer aos possíveis novos triatletas oportunidade de treinos organizados e colectivos. Creio que só assim se poderá captar novos atletas para a modalidade. De memória, aqui no norte temos a AASM, o PortoRunners, o Perosinho, o CVP e mais a sul, os Galitos.

  4. Viva Arzebiu,

    Obrigado pelo comentário!
    Vamos tentar ser uma mais-valia para quem se estiver a iniciar no triatlo!
    Se já tem experiência na natação então já se torna mais fácil, mas tal como refere pedalar bem não é só saber andar de bicicleta (eu que o diga), mas a grande vantagem é também descobrirmos o ciclismo e encontrarmos novos desafios em cima das duas rodas.

    Feliz 2011!

  5. Olá Joaquim,

    Obrigado e um abraço também para ti companheiro!
    Nesta altura do ano Correr e Pedalar por prazer é sempre mais difícil por causa do frio.
    Nadar é mais fácil que a agua (da piscina) está quentinha!

    Boas entradas!
    Mark

  6. Olá Vasco,

    Vamos recolher esses dados junto das diversas equipas e publicá-los oportunamente dado que, salvo raras excepções, é dificíl de encontrar essa informação na Web.

    1 abraço e Bom Ano
    Mark

  7. como seguidor deste blog fico muito contente com a abertura de uma secção dedicada ao triatlo, duatlo e aquatlo.

    vai concerteza levar alguns atletas de atletismo, a participarem nas provas lazer, abertas aos não federados e quem sabe tomarem o gosto pela modalidade. quanto mais divulgada fôr, mais vai evoluir e aqui no norte bem precisa.

    em aveiro o galitos este ano está a apostar forte com a contratação de alguns atletas de selecção, dos quais se espera muito.

    o capge continua com a formação, tendo uma atleta sido chamada ao estágio da f.p.triatlo.

    o percursor beira-mar penso que ainda mantém a secção de triatlo, mas com o handicap de não ter piscina neste momento.

    um ano de 2011 com fortes pedaladas (o btt é a minha grande paixão)

  8. Conto com as tuas crónicas, em 2011 experimentarei a modalidade…

    De certo será um sucesso e uma mais valia!

    Grande abraço Mark 🙂

  9. Pá, já experimentei triatlo mas sem a parte da bicla e da natação … um dia destes passo à fase seguinte 🙂
    Um abraço a ambos e já sabem: no próximo triatlo lá estarei eu … a bater palmas 😉

  10. Comecei faz agora um ano e, apesar dos meus 58 aninhos, já consegui consegui terminar um super-sprint. Qualquer iniciativa que sirva para divulgar a modalidade e ajudar os seus praticantes, é bem vinda. Parabéns.

  11. Olá Jorge,

    Com essa lesão no joelho aproveita para treinares piscina. Ainda vamos ter o Clube de Triatlo de Ovar!
    Abraço e Bom Ano.

    Viva Fernando,

    Agradecemos a informação que nos prestou neste comentário dado que nem sequer conhecíamos o CAPGE. Vamos colocar na lista de clubes.

    Cumprimentos e Bom Ano

    Olá Alexandre,

    Tu vais logo experimentar o Triatlo em grande! Desejo-te muita sorte para esse desafio, mas estou certo que com a tua força de vontade e força mental vai ser um desafio superado!

    Abraço
    Mark

    Viva Meixedo,
    Tenho para mim que ainda te vou convencer a experimentar o Triatlo! E ao Vítor Dias também!
    Eheh!

    Abraço

    Olá João,
    Desde já os meus parabéns! Será certamente um exemplo para muitos dos corredores de pelotão! Agora é fazer um Sprint e ir subindo os degraus daegarinho!

    Bom 2011 e Boas provas!
    Mark

  12. Tenho vontade de experimentar a modalidade, em particular nas distâncias mais longas. Mas como é que se nada 3,8km ???

    A nível de clubes também há o Maia A.C.

  13. Viva Luís,

    O mais importante já tem: a vontade de experimentar o triatlo!
    A outra questão é bem mais fácil de responder: treinando.
    No princípio vai ser difícil fazer uma piscina de 25 metros. 1 ou 2 semanas depois já conseguimos fazer 100 metros sem parar e assim sucessivamente.Qualquer semelhança com outro desporto de endurance é pura coincidência!:D

    A única (grande) diferença em relação à corrida é que na natação a perda de “condicionamento” quando deixamos de treinar é superior, ou seja, não se pode ficar longe da piscina muito tempo, sem volta à estaca zero.

    É um bom tema para abordar num futuro artigo.
    Bom ano!
    Mark

  14. Viva!
    Sou corredor de pelotão e nadador de piscina; nunca fiz nenhum triatlo, mas ando a pensar nisso há uns tempos; para começar posso participar com a minha “bicla” de montanha? tem algum contacto aqui em Lisboa que me possa dar algum apoio?
    um excelente 2011

  15. Olá Vasco,

    Claro que sim!
    Creio até que grande parte dos estreantes no triatlo o fazem com as bicicletas de montanha.

    Experimente primeiro o Duatlo do Jamor (que por acaso é BTT) no fim de Janeiro (+ info no site da Federação Triatlo)e depois o Triatlo de Alpiarça em Março (ainda não tempos info das distãncias, mas creio que será Sprint (750m+20Km+5Km).

    Quanto ao contacto, em Lisboa tem algumas opções. De que zona de Lisboa se trata?

    Boas entradas

  16. Ola Mark Velhote, obrigado pela tua iniciativa, eu para ja não faço triatlo mas tenho a intenção de o praticar, com a tua ajuda ja vou estar mais intusiamado.
    Parabens
    Fernando Nunes

  17. Muito bem Velhote… e Vítor…

    Vamos lá com isto… pelos vistos vamos ter um Ironman em Portugal (30 Outubro – Portimão) e temos que ter muita, muita gente por lá… mesmo que seja a bater palmas 🙂

    Abraço e parabéns pela iniciativa.

    Rui

  18. Olá Fernando,

    Agradecemos a visita e o comentário! O que custa é dar o primeiro passo. Foi o que aconteceu comigo.
    Passe o lugar-comum se houver apenas 1 pessoa que passe a fazer triatlo por causa desta rubrica já valeu a pena!

    Cumprimentos
    Mark

    Viva Rui,
    Esperemos que se confirme esse IronMan e que seja o primeiro de muitos aqui em Portugal, porque seria sinal de crescimento da modalidade. Bater palmas sim, mas participar ainda é melhor!

    Obrigado pelo incentivo!
    Mark

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES