...

Ultraman UK 2012

No fim desta semana realiza-se uma das provas mais duras e desafiantes do triatlo, o Ultraman, um desafio que não parece ser para comuns mortais. Em 2012, o evento conta com uma participação portuguesa, António Nascimento, treinador de corrida e de triatlo que juntamente com a sua equipa de apoio vai enfrentar o poder de 514,9km.

O Ultraman é um desafio sem igual, não é um triatlo qualquer, não são duas provas de Iroman, é um Ultraman. As provas do Ultraman UK realizam-se todos os anos no País de Gales e percorrem as regiões do Lago Bala no condado Gwynedd e de Betws-y-Coed no condado Conwy. Este ano, decorrem dias 1, 2 e 3 de Setembro.
Este evento faz parte dos campeonatos mundiais de Ultraman juntamente com o Ultraman Canadá, e o mítico Ultraman Kona, no Hawaii que se realiza desde 1983. Por mera coincidência, o António é natural de uma cidade que se pode chamar a meca brasileira do Triatlo, Florianópolis onde se realiza todos os anos o Ironman Brasil.

A prova do Ultraman é feita em 3 dias, tal como no seu formato original:
• No 1º dia é feito o segmento de natação (10km) e uma parte do segmento de bicicleta (144.8 km). O evento começa no Lago Bala e termina em Betws-y-Coed. O tempo limite para a natação são 6h, o mesmo para a bicicleta, o percurso fecha às 18:45 do dia 1 de Setembro.
•O 2º dia é de ciclismo, serão 275.8 km percorridos com o Snowdonia National Park como anfitrião. O tempo limite para esta etapa será de 12h.
•No 3º dia decorre a prova de corrida, 84km com alguns pontos em comum em relação ao segmento de ciclismo. Uma vez mais, o tempo limite para terminar a etapa é de 12h.

Um desafio destes não tem milhares na linha de partida, são 35 atletas todos os anos, escolhidos a dedo pelo seu currículo desportivo, foi o caso do António. Treina Triatlo desde 2001, portanto há 11 anos, a modalidade nada-pedala-corre entrou na sua vida como preparação para o Jiu-jitsu e Judo de que é faixa preta e onde arrecadou vários títulos estaduais, nacionais e mundiais.

O projecto de treino específico de preparação durou 1 ano, além da preparação física de base. Nos treinos do António constavam volumes perto dos 20-25km de corrida pela manhã, 90-120km de bicicleta pela tarde e 3-8km de natação de acordo com a restante agenda. Ao fim de semana, dividia-se nos volumes maiores, atingindo perto de 80km de corrida e os 270km de bicicleta.

Concentrado, disciplinado, sempre bem-disposto, as suas palavras motivam todos os que o rodeiam. Para ajudar o António em tudo o que for preciso, temos uma equipa de amigos, todos muito motivados por toda a determinação e o empenho que o António depositou neste objectivo:

Director Geral – José Bomtempo
Logística – Sara Peres
Treinador – Robson Oliveira
Fisioterapeuta – Meire Cezário de Oliveira
Nutricionista – Filipa Vicente
Logística de equipamento & Mecânico da Bicicleta – Ricardo Arraias

E embora em Portugal, os apoios parecem ser sempre poucos, estamos todos muito gratos a quem nos estendeu a mão e acreditou no nosso trabalho desde o início: BAR, Rotapro e Sport Life. Sem eles nada disso teria sido possível!

Até Gales e, “vai dar tudo certo!”

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

6 COMENTÁRIOS

  1. Grande desafio, sem dúvida, e fiquei com a “pulga atrás da orelha”! 2013 deve ser o meu ano de estreia no Ironman, e quem sabe, um dia…

    Tenciono falar com a Filipa Vicente, quando nos encontrarmos na Maratona do Porto. Pode ser?

    Boa sorte ao António Nascimento, e vai dar tudo certo… só pode!

  2. Olá Luís, Tenho a certeza que com a garra que tens e os quilómetros nas pernas que já levas de inúmeras ultras, o ultraman está aí bem perto. Vou sem dúvida ter contigo ao stand Porto Runners na Expo Maratona do Porto. Qualquer coisa, podes também contactar-me por e-mail, fica à vontade: [email protected] Boas corridas Abraço Filipa

  3. Rui, nosso grande amigo e anfitrião de um alto repasto.
    Aquele lombo de porco (ai zazuz!!!) e o carinho que recebemos em São Mamede de Infesta ainda hoje serve de alento para muitos treinos!!!
    Esperamos mais tarde regressar para novo evento 🙂

    Bj

  4. Boa sorte António. ficamos ansiosos por acompanhar a tua grande performance. Quando começar a doer pensa que deste lado existem muito fãs a torcer por ti.
    Um abraço Telmo

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES