...

São Silvestre foi corredor?

São Silvestre foi corredor?Será difícil encontrar um corredor que não tenha corrido uma S. Silvestre.  Provas com esta designação existem pelo mundo inteiro, sendo a de S. Paulo no Brasil a mais emblemática de todas. Mas qual a razão desta designação?

Ao que se sabe, este santo nunca foi corredor. São Silvestre I foi Papa entre 31 de Janeiro de 314 e 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio.

Atribui-se em geral a conversão de Constantino a uma visão que terá tido antes da batalha da ponte de Milvius (312). Mas a tradição medieval, também teria dito que o imperador teria lepra incurável, e logo que Silvestre o baptizou por imersão numa piscina ficou imediatamente curado. Esta versão porém não tem fundamento, pois sabe-se que Constantino foi baptizado no final da sua vida, com a intenção de perdoar seus pecados, por Eusébio, bispo de Nicodemia.

São Silvestre faleceu a 31 de Dezembro do ano 335 e a única razão válida para o facto de haver tantas provas com o seu nome, deve-se unicamente ao facto de as mesmas normalmente se disputarem no dia em que se venera o santo, a 31 de Dezembro.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES