Se alguém me perguntar porque faço o Caminho, tenho mais dificuldades em responder do que em percorrê-lo.
Muitas razões haverá para se fazer o Caminho. Para conhecer outras pessoas e localidades, deixar de fumar, emagrecer, encontrar locais únicos para refletir e meditar, fugir dos problemas e muitas outras. Mas o peregrino quando chega a Santiago, por incrível que pareça inicia um novo caminho, ou se quisermos continua a caminhada.
O Caminho não se esgota, faz-se.
O Caminho é único, tal como cada peregrino.
Há quem diga que o Caminho começa à porta de casa e é verdade. Às vezes marcamos um local para o iniciar e não damos conta que efectivamente já o percorremos desde que saímos de casa, porque o Caminho faz parte do nosso próprio caminhar.
De quarta a domingo (24 a 28Abril) fui do Porto a Santiago de Compostela a correr com um grupo de amigos. Estes, certamente o serão para sempre. O que convivemos durante estes cinco dias, marcarão o nosso caminhar.
Para mim, desde já fica uma maior fortuna, aquela que mais anseio na vida – a Amizade.
O Caminho proporciona-nos sinais de vida onde o sentir humano releva-nos para caminhadas diversas; a daquela idosa de nos caiu aos pés, ao encontro com o Ramiro, o convite do empregado do café, os sentimentos e emoções dos peregrinos de bicicleta, a gratificante partilha com os brasileiros que ajudaram a embelezar ainda mais o nosso caminhar e os familiares do Luís, que também connosco conviveram.
O Caminho passa à nossa porta e por ela a cada instante passam, vidas.
O que mais desejo é que as suas caminhadas tenham sentido e que não desperdicem as oportunidades de atingir a felicidade.
Não tenho dúvidas, voltarei ao Caminho, a pé, a correr ou de bicicleta, mas voltarei. Porquê? Não sei.
ULTREIA
Este caminhar com vocês marcou-me… de que maneira! Voltei a ser criança e, em varias ocasiões, a pessoa mais feliz do mundo. Realço, igualmente, os muitos momentos de introspecção que o “Caminho” me proporcionou, fazendo de mim um novo Homem, sem dúvida!
É justo reconhecer que foste, Carlos, uma enorme mais-valia, e sem ti nada seria igual. E como por trás de um grande Homem, há sempre uma grande Mulher, muito devemos à Naná que foi de uma entrega e generosidade absolutamente indescritível. O caminho, assim, ficou mais fácil, sem dúvida!
Obrigado, por passares a ser meu Amigo!!!
O Caminho de Santiago é um percurso que nos leva para além da distância percorrida. As setas e as conchas que indicam o caminho ficam gravadas em nós para que nunca percamos o sentido da vida!
Fico feliz por vos ver felizes depois de terem feito o Caminho!
Abraço a todos!
É uma enorme honra e de uma fortuna fantástica ter-te como amigo. Partilhar-mos o caminho foi realmente inolvidável.
Um abraço!
Não podia estar mais de acordo com as suas palavras. Já pedalei o Português o o Francês. Os sentimentos são esses mesmos, e um dia vou volta, porquê? tb não sei, mas acho que todos temos uma pequena ideia quando revemos o que passamos no mesmo.
Buen Camiño.