A prova 100k Portugal, que se realizou no passado sábado em Lousada, lidera neste momento o ranking de provas da distância de 100 km no continente europeu, no que respeita ao número de atletas que terminaram a mesma.
No site alemão de Estatísticas de provas de longa distância – DUV, a prova portuguesa lidera a lista de provas realizadas este ano (13 neste momento), à frente de países como República Checa, Hungria, Grécia, Noruega, Inglaterra, entre outras.
Nem o facto de ser a primeira edição e de o tempo limite para a conclusão da prova ter sido de 15 horas, fez com que a prova portuguesa alcançasse este feito logo no primeiro ano.
Terminaram a prova 42 atletas, tendo a mesma sido ganha pelo português Luis Gil (Decathlon Maia), que registou uma marca de nível mundial (7h24m27s), sagrando-se vencedora no sector feminino a corredora Isabel Moleiro (SS CGD) com a marca de 10h02m33s.
A organização este a cargo da organização do 24h Portugal, do Grupo Dramático e Recreativo de Retorta e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lousada.