II Meia Maratona na Areia
Participar numa prova em que a organização é constituída por corredores, que tem um fórum que é o melhor fórum de corrida em Portugal, que tem uma vasta experiência neste mundo da corrida, será sinónimo de sucesso no que respeita a organização de provas?Desculpem alguma expectativa criada no primeiro parágrafo e o quase parecer que a resposta seria não, mas de facto a resposta é sim e por variadas razões. Organizar uma meia maratona na areia, já é por si só um atractivo dada a quase inexistência de provas com este tipo de traçado. Ora aliando isto ao sucesso que a mesma tinha tido na sua primeira edição, fez com que um número considerável de atletas (cerca de 400) tivessem acorrido à chamada da organização do Fórum do Mundo da Corrida.
Pela primeira vez participei numa prova onde de um único local se consegue ver todo o percurso. É curioso ver quanta distância percorremos e o que as ruas da cidade, curvas e subidas nos ocultam. Foi a minha décima meia maratona, fiz um tempo modesto mas foi talvez a meia maratona que mais prazer me deu. O trajecto é lindíssimo, fácil (quase sempre na areia molhada e portanto dura), o tempo esteve excelente e como já disse a organização a muito bom nível.
Sem cortes de trânsito para fazer e demais pormenores de uma chamada convencional prova, a organização soube o que realmente um atleta de pelotão gosta e precisa: abastecimentos líquidos e sólidos nos devidos locais, posto de controlo no retorno, apoio do público, simpatia na recepção aos atletas, bonitos prémios simbólicos, bebidas e alimentação no final com qualidade. Tudo isto fez com que a grande maioria dos atletas parecessem satisfeitos.
Por certo que a organização estará atenta a pormenores menos conseguidos que a meu ver foi o facto de haver muitas garrafas pelo chão (havia caixotes mas dada a larga extensão de areal não foram suficientes) e uma maior celeridade na entrega de prémios, fará com que tudo possa ser perfeito.
Parece-me ser uma prova ainda com um grande potencial de crescimento nos próximos anos e que sem dúvida de tornará num ponto de referência pelo menos a nível ibérico, dado que esta edição contou já com alguns atletas da vizinha Espanha.
Parabéns ao Mundo da Corrida e aos felizardos atletas que nesta prova participaram.
Estive lá!
Para mim não foi nada fácil (a facilidade ou dificuldade de uma prova é das coisas mais subjectivas que há) mas adorei a prova pelo desafio e diferença que representam.
A minha praia é outra (se me permitem o trocadilho) pois gosto muito mesmo é de montanha mas uma ida a beira-mar sabe bem as vezes.
O problema das garrafas no chão é complicado e passa também, e muito, por uma questão de civismo. Ninguém morre por levar uma garrafa vazia até ao próximo abastecimento.
Dia 30 de Maio estarei novamente a correr na praia. Desta vez para um curta passagem de apenas cerca de 400 metros. Trata-se do 13 KMS DO GUINCHO *entre serra e mar* uma prova de montanha com um traçado muito bonito e variado que recomendo a todos.
Também participei. Foi a minha segunda meia e a primeira na areia, o que é extremamente diferente e problemático.
Adorei a camaradagem e ultrapassar mais este desafio. Para o ano não vou faltar….
recomendo vivamente…. mais depressa, mais devagar, o que importa? O importante é participar e … se possível terminar , com um sorriso nos lábios, e ofegante q.b.
Caro Vitor;
É bom ler que o dia desportivo foi muito bem passado. Já fiz algumas provas na areia, é muito duro, mas muito compensador participar na beira da praia e é uma grande satisfação de terminar-mos!
Também realizei uma meia de estrada en Leiden (www.marathon.nl ) este fim de semana, não me correu bem, mas desfrutei todo o ambiente.
Meus parabéns
Um abraço
Jose Xavier
http://josexavier1.blogspot.com
Vítor,
Foi uma excelente prova e o mais importante foi conseguido: o piso esteve plano na maior parte do percurso! Esse era o meu principal receio nesta estreia, mas a organização esteve perfeita nesse por…maior!
Saudações desportivas
Fia a do ano passado e foi muito bom.
Estou a ver que a organização deste ano esteve ao seu nivel, isto é, ao melhor nivel.
È uma prova sempre diferente das outras meias, o piso, o ar, a paisagem, e tudo o resto. Já para não falar no convivio.
Espero que seja uma prova que continue, pois tem muito potencial.
Claro que quem pense que pode fazer nesta porva um treino para a Ultra de Melides-Troia está enganada, pois a organização está sempre atenta a baixa-mar, para ser possivel estender o tapete.
Abraços.
Olá Vitor,
Dia em cheio, começou na “Corrida” seguido pela “Patuscada”.
Dia que vai ficar na memoria por algum tempo, ate ao próximo encontro, ;-).
Foi um prazer revelo, a primeira vez tinha sido na Maratona do Porto, no pavilhão na altura do lançamento do seu livro.
O Encontro foi mais que fenomenal, fantástico dia de sol junto ao mar que ajudou na confraternização entre “famílias”.
Grande abraço
Vitor Veloso
Ola Vitor
Foi otimo ve-lo no almoço dos bloggers, espero que para o nao faça uma visita a vila poema, onde dizem que Luis Vaz de Camões passou…..
Ate breve ou ate ao proximo encontro.
Uma abraço
Nuno
Olá Vitor
elogios mais que merecidos a uma prova em que sou totalista e que tenciono continuar a fazer por muitos e bons anos.
Foi um prazer ter tão ilustre comitiva da Invicta e arredores na Costa da Caparica.
Abraço, bons treinos e tudo de bom para este excelente “Correr por Prazer”.
Olá Vitor
Foi um prazer conhecer-te pessoalmente.
Espero encontra-te em breve numa corrida por aí.
Se vieres ao Porto por alguma razão, avisa.
1 abc
Olá Nuno
O prazer foi todo meu e no próximo ano lá estaremos na tua Constância.
1 abc
Olá António
No domingo ao olhar para si, fiquei a pensar o que quererá mais uma pessoa do que fazer aquilo que gosta e ter a sua família a apoia-lo a todo o tempo…
O António é um felizardo e merece-o.
Usufrua dessa felicidade correndo sempre por prazer.
Cumprimentos para si e para as suas “meninas”.
Olá Vitor,
Pela primeira vez, tive a oportunidade e o prazer de o cumprimentar.
Espero que estas oportunidades surjam mais vezes.
Não posso deixar passar esta oportunidade sem lhe endereçar os parabéns pelo magnífico trabalho que aqui tem vindo a desenvolver.
Abraço
José Alberto