Quase todos os que leram esta nossa notícia no passado dia 1 de Abril pensaram ser uma brincadeira própria daquele dia. Mas não. Há mesmo quem corra em cima das águas geladas. O Tiago Santos vive em Helsínquia e treina dessa forma estranha.
Conheci o Tiago em plena pista do estádio Olímpico de Helsínquia aquando da minha participação na maratona daquela cidade em Outubro passado. Ele acabara de correr a meia maratona e o som do estádio anunciou o atleta português. Fui ter com ele e ali nos conhecemos entre o cansaço e a alegria de ter terminado pela primeira vez aquela distância.
Fomos trocando mensagens e fui tomando conhecimento das condições estranhas que por aqueles lados se corre.
O Tiago é treinador de futebol e foi já campeão do campeonato onde estava inserido, não tendo conseguido a subida de divisão aquando dos playoffs. Mesmo assim fizeram história.
Durante a pandemia começou a correr pois praticou desporto durante toda a vida e estar parado não era uma opção. Correu em prova pela primeira vez a Pavoo Nurmi na distância de 10km. Ficou então com vontade de correr mais e ir mais longe.
É licenciado em treino desportivo com especialização em futebol, corre sempre sozinho e correr é algo muito diferente do futebol, diz-nos este jovem de 32 anos, natural de Leiria.
Diz que correr no inverno não é fácil. Costuma correr com 6 graus negativos e com a sensação térmica de -12, sendo preferível correr com temperaturas negativas do que com temperaturas positivas baixas e chuva.
Diz que ainda não se habituou a correr no gelo e sobre as águas geladas do báltico mas este dispositivo de encaixar nas sapatilhas dá uma ajuda.
Está agora a treinar para a Maratona de Helsínquia e parte dos seus treinos é feito sobre o báltico onde se diz que há uns 50 anos daria para ir até à Suécia.
Por aqui queixamo-nos do calor, do frio, da chuva, do vento e tudo parece ser uma desculpa para ficarmos no sofá. Deixa a preguiça em casa e vai correr, caminhar, apanha ar, pratica exercício físico e vais ver que serás mais feliz.
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 67 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal.
Site Oficial: www.vitordias.pt
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Concorda?SIMNÃOPolítica de Cookies