A Abbott World Marathon Majors confirmou hoje que a TCS Sydney Marathon vai juntar-se à série em 2025 para se tornar a sétima maratona deste grupo de elite.
A Maratona de Sydney, que se realizará a 31 de agosto de 2025, junta-se às lista de seis provas mais apetecíveis do panorama mundial..
A Maratona de Sydney é a maior maratona da Oceânia e teve um recorde de 20.272 finalistas durante a edição deste ano, permitindo-lhe passar a segunda avaliação consecutiva e tornar-se uma Abbott World Marathon Major.
Sydney fará parte da viagem rumo ao próximo marco importante, a nova medalha Nove Estrelas, que terá início quando mais duas provas forem adicionadas à série.
A Maratona de Sanlam da Cidade do Cabo e a Maratona de Xangai, que estão atualmente em processo de candidatura, poderão juntar-se à série já em 2026 e 2027, respetivamente, caso passem por dois anos de avaliações.
O atual programa Seis Estrelas permanecerá em vigor para os corredores que se esforçam por completar as seis corridas originais da Abbott World Marathon Major. A AbbottWMM comprometeu-se a manter a medalha de Seis Estrelas, que continuará a ser atribuída por esta conquista, mesmo quando a medalha de Nove Estrelas estiver disponível.
Os critérios utilizados para avaliar os candidatos no processo de avaliação atual incluem todos os aspetos da experiência do corredor, desde a Expo, ao percurso, o padrão dos atletas de elite, todos os procedimentos operacionais, padrões de segurança e muito mais. A corrida mais recente a ser admitida na série foi a Maratona de Tóquio, em 2013.