Eliud Kipchoge teve um dia difícil na Maratona Olímpica, no passado sábado. Desistiu da corrida após os 30 km (18,64 milhas). Mais tarde, citou as dores nas costas como motivo do seu bandono.
Se assistiu à corrida, deve ter reparado num novo acessório que ele estava a usar – pelo menos, novo para ele. O bicampeão olímpico da maratona usou uma faixa refrescante Omius. Na verdade, vários atletas de topo na corrida estavam a usá-la. Bashir Abdi, que conquistou a medalha de prata, usou a bandana durante a corrida (tirou-a para a entrega de prémios), assim como Abdi Nageeye – medalha de prata dos Jogos de Tóquio, que também não terminou em Paris.
Perante a temperatura elevada se fazia sentir na cidade, vários atletas usaram este novo “gadget” para minimizar este inimigo dos corredores.
Segundo o site da Omius, a tecnologia funciona quando o suor é absorvido pelos quadrados da frente da faixa.
“O efeito de arrefecimento amplificado da tecnologia Omius provém da absorção da água pelas peças de arrefecimento, onde tem 5x mais área de superfície para evaporação. A transformação da água de líquido em gás na superfície da grafite retira calor do interior das peças de arrefecimento que estão em contacto com a pele e assim arrefecem a pele.
Como o efeito de arrefecimento é impulsionado exclusivamente pela evaporação da água, o efeito continuará indefinidamente enquanto as peças de arrefecimento estiverem molhadas e houver fluxo de ar através delas.”
Quanto custa este novo acessório? Se quiser deitar as mãos a este tecnologia, prepare cerca de 200 dólares.
Outros atletas de nível olímpico experimentaram recentemente o acessório de arrefecimento, que tem sido mais utilizado em triatlos. Na semana passada, o vencedor da marcha atlética masculina de 20 km, Brian Pintado, do Equador, foi visto a usá-lo durante a sua corrida. A maratonista norte-americana Aliphine Tuliamuk foi vista a usar uma versão com viseira antes das provas de qualificação para a maratona olímpica de fevereiro, em Orlando, Florida.