...

Foz Coa Douro Trail Adventure

O que faz com que algumas dezenas de atletas venham de outros países (alguns deles do outro lado do atlântico), numa altura do ano em que a metereologia por vezes não é amiga e vão daqui encantados e com vontade de voltar em breve? Fui participar no Foz Coa Douro Trail Adventure para tentar esponder a esta questão.

Cheguei no 3ª dia do “Trail Tour 5 Days Douro Adventure” e logo me apercebi do ambiente familiar que ali se tinha instalado. Os anfitriões, a família Sá, tratam os seus convidados como se da sua família real se tratasse. Não lhes deixa faltar nada. Aliás, é o que  sempre acontece nas suas provas. Não sou só eu a dizê-lo, são uma boa parte dos milhares de atletas que já participaram nos seus eventos.

Começando pelas instalações disponilizadas para alojamento e refeições dos atletas, assim como centro de controlo de todo o evento, o Centro de Alto Rendimento do Pocinho é tudo o que um atleta possa desejar. Nada falta, desde sala de jogos, sala de conferências, ginásio e piscinas.

O Foz Coa Douro Trail Adventure realizou-se entre os dias 1 a 5 de Novembro com cerca de uma centena de atletas vindos do Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Holanda, França, Suíça, Reino Unido e Portugal. Também alguns dos melhores atletas portugueses marcaram presença neste Tour para percorrer este território fantástico e para a cerimónia de entrega de prémios do Circuito Best Trails Series.

A primeira etapa com 13 km decorreu na Quinta Vale Meão, com meta no Centro de Alto Rendimento do Pocinho. A segunda etapa foi entre Castelo Numão e Foz Côa num total de 31 km. Na terceira etapa os participantes partiram na lindíssima aldeia de Cidadelhe, percorreram a Reserva Faia Brava, e terminaram em Castelo Melhor que já começa a ser tradição receber os participantes com um fantástico banquete de produtos locais.

A quarta etapa teve como partida a Rota dos Túneis em Espanha (18 km pela antiga linha férrea, percorrendo 20 túneis e pontes), com passagem por Barca D’Alva, e meta em Foz Côa num total de 44 km.

A quinta e última etapa, começou com a visita ao Museu do Côa, e com partida em cima do mesmo Museu, percorrendo as vinhas da Quinta das Tulhas e Vale de Cabrões, com meta em Foz Côa. Nesta última atividade, juntou-se mais meia centena de participantes de Vila Nova de Foz Côa.

Esta foi também uma oportunidade para promover o evento que se irá realizar de 8 a 10 de Março de 2024, onde se espera ultrapassar a fasquia de mil participantes no Foz Côa Douro Trail Adventure, cujas inscrições já se encontram abertas no site oficial do evento.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES