...

Estes são os alimentos que o ajudam a dormir melhor no verão

Um jantar abundante, combinado com as altas temperaturas, cria a tempestade perfeita e que nos vai impedir de descansar bem, além de afetar o nosso rendimento desportivo. Mas também existem alimentos que nos ajudam a dormir melhor.

Fotografia de Lee Myungseong no Unsplash

Algumas pessoas têm dificuldades para dormirem no verão. As altas temperaturas noturnas, sobretudo durante uma onda de calor constante, como a que temos na atualidade, dificultam a conciliação do sono.

Além do mais, o verão é um período do ano no qual vivemos praticamente sem relógio, sem horários, e isso influi também nas nossas refeições. Assim, temos a tendência a cometer algum excesso na hora de comer, o que também nos afeta quando nos vamos a dormir. Um jantar abundante, combinado com as altas temperaturas, cria a tormenta perfeita, e que nos irá impedir de descansar bem, além de afetar a nossa rotina de exercícios.

Como dormir melhor? A melhor solução para superar as altas temperaturas é ter por perto um ventilador, ou instalar um aparelho de ar condicionado em nossa casa.

Ao mesmo tempo, a alimentação também pode ser nossa aliada, escolhendo os melhores alimentos para nos ajudarem a conseguir um sono de qualidade durante o verão.

Desde a Maxcolchon chega uma série de propostas. Alguns destes aliados para nos ajudarem a descansar são conhecidos, como as frutas ou as saladas, mas também há alguns mais surpreendentes, incluindo a curgete e os cereais.

Fotografia de Sara Dubler no Unsplash

Frutas

No final do dia é bom comer uma peça de fruta, já que, ao ser algo leve, vai-nos ajudar a fazer uma boa digestão pela noite. Entre elas, destaca-se o melão, para as noites de maior temperatura. Quer seja como sobremesa, ou como parte do prato principal, é uma fruta muito refrescante, já que tem um elevado conteúdo em água, o que é perfeito para nos hidratarmos quando mais calor faz.

Para garantirmos uma boa digestão, o seu melhor aliado será a banana. Uma fruta fácil de digerir e que não nos faz sentir pesados, e que é um bom alimento para dormir bem.

Se não é daquelas pessoas que gostam de comer apenas a fruta, e se prefere a sua combinação numa salada, a manga é a solução. Além de serem muito refrescantes, estão repletas de antioxidantes, algo que é fundamental para reduzir as doenças cardiovasculares.

Junto aos mais habituais melão ou manga, há alimentos como a curgete e os cereais, que podem ser grandes aliados na hora de conseguir dormir melhor no verão.

Verduras

A curgete é prima-irmã do melão, já que 95% desta verdura é água, o que a converte num alimento ideal para um jantar leve e refrescante. Pode-se comer feita na grelha, no forno, ou incluso crua em forma de salada, outra das grandes opções para conseguir jantar de forma leve durante este verão. Combine-a com alguma proteína leve, como o frango ou o tofu, e irá conseguir um prato que vai ser a estrela do seu verão.

E, para combinar, por que não tomar uma das bebidas do verão por excelência? O gaspacho assegura outro jantar cheio de vitaminas e minerais, e que pode ser perfeito para desfrutar de uma boa noite de sono durante os meses mais calorosos. Contém também muita água, o que vai ajudar a manter o nosso corpo fresco.

Fotografia de Kostiantyn Li no Unsplash

Cereais

Cereais para jantar? Este é um debate que aparece cada verão desde há anos. O certo é que cada vez mais gente os vê como uma boa opção. Estão compostos por hidratos de carbono complexos, e que demoram em se decompor.

Quer se prefere os clássicos cereais integrais ou, diretamente, uma porção de aveia, podem ser uma boa opção para nos ajudarem a conciliar o sono.

Dentro da mesma linha, o arroz branco é facilmente digerível, e mantém o corpo mais fresco. Em concreto, o arroz jasmim é o recomendado para as pessoas que têm problemas para conciliar o sono.

E, já que falamos de cereais, não nos podemos esquecer do leite. O hábito de tomar um copo de leite antes de ir para a cama é bem conhecido. É que o leite contém triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina, uma das hormonas implicadas no descanso, e que produz melatonina, uma hormona que o organismo produz quando se faz noite, e que tem o papel de regular os ciclos de sono e vigília, o que o converte num alimento básico para conseguir conciliar o sono.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

114,317FãsCurtir
7,844SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES