...

Síndrome da Banda Iliotibial: O que é e como prevenir

Mesmo com um nome muito complicado, esta é uma das lesões mais comuns na vida de um corredor, mas afinal o que é essa tal de banda iliotibial?

É uma membrana fibrosa que fica na região lateral da perna e que vem do quadril e desce até ao joelho, a inflamação dessa membrana acontece devido à sua tensão excessiva e ao seu atrito.

Ela geralmente é caracterizada por uma dor na lateral do joelho que aparece durante a corrida, quando flexionamos e esticamos o joelho, ao subir e descer escadas e alguns outros movimentos, mas ela tem tendência a desaparecer com o repouso.

Então é só parar de correr por uns dias e está tudo resolvido? É aqui que aparece uma questão importante sobre a causa desta lesão. A inflamação da banda iliotibial geralmente aparece por algum desajuste biomecânico durante a corrida, principalmente devido a uma má sustentação do corpo numa perna que gera uma sobrecarga nessa região por causa de desalinhamentos do membro inferior. Mesmo parando de correr, a tendência é a dor voltar caso não aconteça uma melhoria nessa sustentação. E para isso o trabalho de prevenção é muito mais importante do que um tratamento específico com medicamentos, gelo ou repouso.

Se o que gera essa inflamação é uma má sustentação do corpo numa perna só, devemos fazer um trabalho preventivo com exercícios numa perna só, exercícios em cadeia fechada (com apoio do pé), fortalecer glúteos e toda a musculatura que envolve o quadril, trabalhar o alinhamento dos membros inferiores, entre outros.

O importante como sempre é conhecer o próprio corpo a ponto de identificar se aquela dor é normal e procurar ajuda especializada para obter uma solução adequada ao problema.

@correrportugal

Artigos Relacionados

@correremportugal
@correremportugal
Composto pelos fisioterapeutas Mário Sérgio Moreira Bernardino e Sara Santiago Vitória, o @correremportugal dedica-se à reabilitação e prevenção das lesões dos corredores além de serem praticantes e apaixonados por corrida de rua.

1 COMENTÁRIO

  1. OBRIGADO
    O que acontece comigo é isso e já tinha suspeitado de aprecer pela carga a mais ,neste individui que te 74 anos.Faço dez Km .depois do banho liga elástica abaixo do joelho e já durmo bem Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES