Calma. Não te vamos ensinar a cortar caminho ou a fazer outro tipo de batota.
Todos os que já correram a maratona sabem que nunca correm apenas e só os 42,195 m. Para quem vai tentar por exemplo o seu recorde pessoal, fazer mais 100 ou 200 metros faz toda a diferença. Eis algumas dicas para que te aproximes o mais possível da distância real da prova.
Sai da tua caixa
Normalmente as maratonas têm caixas de entrada por tempos. No acto da inscrição pedem-te o teu tempo em provas anteriores e isso permite que as organizações coloquem atletas com o mesmo ritmo a partirem juntos. Sê honesto e parte na tua caixa. Se te colocares numa caixa de ritmo mais baixo, vais ter que ultrapassar muita gente, andando em zig-zag e com isso irás correr mais alguns metros do que deverias. Se partes numa caixa muito rápida, é possível que te tenhas andar a diambular e fazer com que outros atletas te tenham que contornar.
Corre pela linha azul
As grandes maratonas têm o percurso ideal (os reais 42,195m) marcado no chão com uma linha azul. Tenta correr o mais possível em cima dela. Não irás conseguir correr todo o percurso desta forma mas quanto mais tempo o fizeres melhor.
Linhas da estrada
Se a prova não tem linha azul e vais por exemplo numa grande recta onde há linhas brancas da estrada, corre em cima delas. Parecendo que não, mesmo em rectas acabamos sempre por andar de um lado para o outro e lá vão mais uns metritos.
Abastecimentos
Prepara os abastecimentos com antecedência. Há provas que têm os mesmos em ambos lados da estrada. Fá-lo sempre do mesmo lado e evita grandes aglomerados. Quando eles são bastante longos, na parte final das mesmas há sempre menos gente.
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 62 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt
2 Comentários