...

As Voltas do Impossível

As Voltas do ImpossívelEm plena Serra da Freita, nas imediações da povoação de Rio de Frades, surge um novo conceito de trail aventura em Portugal, com a sua 1.ª edição a tomar lugar no próximo dia 23 de maio. José Moutinho, da Confraria Trotamontes, carinhosamente apelidado de “Pai do Trail Nacional”, construiu o enredo da aventura que promete desafiar os mais destemidos a ficar para a História.

As Voltas do Impossível: a “eternidade” a 5 voltas de distância

Inspirado na Maratona de Barkley, criadas pelo icónico Greg “Lazarus Lake” Cantrell, José Moutinho importou o conceito das provas e criou o argumento das Voltas do Impossível, o qual remonta ao conturbado período de 1942. Então, as aldeias arouquenses de Regoufe e Rio de Frades eram palco privilegiado na exploração do Volfrâmio, metal imprescindível na corrida às armas durante a II Grande Guerra. Em homenagem aos milhares de mineiros que, à data, procuraram transformar o seu destino, as Voltas do Impossível chegam a Arouca para pôr à prova os mais corajosos.

O percurso contempla 5 voltas, cada uma com uma extensão de cerca de 21 kms e 1.500 m de desnível. Cada itinerário começará e terminará na aldeia de Rio de Frades, iniciando-se no sentido dos ponteiros do relógio e alternando a sua orientação nas voltas seguintes.

Uma prova cheia de simbologia e apenas para os mais audazes

Apenas 50 participantes poderão aventurar-se nesta missão e serão postos à prova desde o momento de candidatura: através de um email, deverão expor as razões pelas quais pretendem participar, juntamente com um breve currículo onde deve constar, no mínimo, uma prova superior ou igual a 100kms.

No momento da aprovação da inscrição, o participante receberá uma “Carta de Condolências”, sendo necessário o pagamento de um valor de participação de 19.58€ (que representa o ano do nascimento do criador da prova em Portugal), além da obrigatoriedade da oferta de uma cerveja artesanal e de uma matrícula de automóvel.

A partida poderá ser a qualquer hora entre as 00h00 e as 12h00 do dia da prova. Os atletas serão informados apenas com uma hora de antecedência pelo toque de uma corneta, que ajuda na caracterização de todo um ambiente fúnebre, sendo a partida dada pelo acender de uma lanterna de petróleo.

Durante o percurso, os aventureiros em competição terão de recolher 13 caixas com livros de Guias de Transporte – utilizadas para transportar Volfrâmio na época – que serão o comprovativo de passagem no local e, sem as quais, serão desqualificados. Os desistentes serão homenageados com a célebre melodia “Taps”, tocada por um corneteiro, comumente associada aos funerais militares das Forças Armadas dos Estados Unidos da América.

Para agravar o nível de exigência, não existirão postos de abastecimentos ao longo do percurso: o atleta só terá apoio alimentar ou material na base inicial, à imagem dos mineiros que, também eles, eram abastecidos pelas respetivas mulheres na partida para a viagem.

Munidos apenas do material indispensável e obrigatório – um apito, uma manta térmica, um telemóvel e um relógio com GPS – os atletas terão um total de 15 horas para completar a aventura. As 3 primeiras voltas, denominadas de “Fun Race”, terão um controlo limite de 9 horas, e só passarão para as voltas seguintes, os atletas que concluírem essa etapa antes do tempo. A quarta volta, por sua vez, terá um limite de 3 horas.

Reza a lenda que apenas poucas dezenas de pessoas conseguiram completar as Maratonas de Berkeley, mas aqueles que, desafiando todas as improbabilidades, conseguirem terminar as 5 Voltas do Impossível, verão os seus nomes “imortalizados” para a Eternidade, numa rocha de Xisto em Rio de Frades, provando ser possível o impossível.

Alguns encontrarão o que procuram, outros não…

O momento de trocar As Voltas ao Impossível, chegou.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Nuno.
    Obrigado. Sim a designação é Barkley tal como aqui já o tinhamos noticiado.
    Quanto ao GPS não sei se será para navegação ou para posterior verificação mas na Barkley de facto ele não existe.
    Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES