Autor:
Vitor Dias / Outubro 27, 2019 / Publicado em
noticias
No passado domingo participei na Maratona do Sistelo. Tinha estado de férias nos Arcos de Valdevez, após algumas publicações do Carlos Sá e não tive dúvida que teria que participar nesta prova.
E em boa hora o fiz. Foi das maratonas com o percurso mais bonito que fiz até hoje. A ecovia do Vez é fantástica, calma e com paisagens incríveis sempre ao logo do rio. O ambiente é de festa, as aldeias rejubilam pela passagem dos corredores e as fotos e os vídeos não exprimem o cheiro das uvas que ficaram por apanhar e do fumo das chaminés que antecipam o almoço de domingo após a vinda da missa.
Mas esta maratona fez surgir em mim algo mais do que o prazer da corrida e das paisagens. O Staff da prova tem quase todos o nome Sá. O filho do Carlos era o responsável pelo primeiro abastecimento, no último estava a Ana, a mulher com a filha. Pelo meio falei com o cunhado e a cunhada noutro abastecimento, e já o outros familiares tinham andado a fazer a marcação do percurso no domingo após o rigoroso temporal da véspera.
A Carlos Sá Nature Events, para além de ter sido uma das empresas pioneiras no sector, reune amigos e família que dão às provas algo que a a mim muito me agrada. Ver que todos trabalham para o mesmo, ser uma oportunidade para todos e que a união familiar faz com que as suas provas se envolvam de um clima muito peculiar que completa a qualidade das organizações na qual se empenha.
Quando à Maratona do Sistelo, já está na minha agenda com repetição anual garantida.
Obrigado Carlos Sá por dares às tuas provas um ambiente familiar (em todos os sentidos) e por nos dares a conhecer o país fantástico e oculto que desconhecemos.
Foto: Goreti Silva
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 61 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt