...

Prova do Azores Trail Run® na categoria “Discovery Races” do circuito Ultra-Trail® World Tour

Prova do Azores Trail Run® na categoria “Discovery Races” do circuito Ultra-Trail® World TourA Grande Rota dos Baleeiros, prova de ultra trail realizada na ilha do Faial no âmbito do evento Azores Trail Run®, integra a categoria de “Discovery Race” do circuito mundial de ‘ultra-trail’. A prova de 125 quilómetros e cerca de 5.000 metros de desnível positivo, cuja segunda edição vai ser disputada em 25 e 26 de maio, consta no lote de cinco corridas a descobrir, juntamente com duas na China, uma na Finlândia e outra na Polónia.

A prova foi integrada no circuito mundial recentemente, numa cerimónia que teve lugar em Hong Kong. O circuito mundial Ultra-Trail® World Tour traduz-se numa série de corridas de longa distância (mais de 100 km), em terrenos muito diversos e com diferentes níveis de dificuldade, nos cinco continentes. Fazer parte do Ultra-Trail® World Tour significa integrar um clube honorário. Estas cinco corridas constam na ‘antecâmara’ do circuito competitivo Ultra-Trail® World Tour, no qual o Madeira Island Ultra Trail (MIUT), a disputar em 28 de abril, é o único representante português entre as 21 provas.

Segundo Mário Leal, diretor da prova, “o arquipélago foi marcado durante mais de um século pela atividade baleeira, e foi nesta tradição que a prova se inspirou. É uma homenagem que fazemos aos baleeiros e ao património cultural que nos deixaram. As nossas provas não percorrem apenas trilhos, contam histórias e permitem reviver essas histórias. São uma experiência que une desporto, com turismo e tradição. Esta nomeação posiciona-nos a um nível internacional de forma distintiva face às restantes provas do campeonato nacional. A Madeira já fazia parte do circuito mundial e agora também nos Açores, na ilha do Faial, se iguala em promoção e projeção nacional através do ultra trail“.

A segunda edição da Grande Rota dos Baleeiros percorre 125km pelos trilhos faialenses e conta com cerca de 50 inscritos, depois de a prova inaugural, em 2017, ter sido disputada por quase 30. O total de inscritos ronda já cerca de 500 participantes, contando com as restantes provas do Azores Trail Run®.

Esta prova inicia-se no porto baleeiro do Salão, passando pelo Comprido, a maior estação baleeira dos Açores até 1957, ano erupção do Vulcão dos Capelinhos, passando pelo complexo baleeiro das Angústias, e pelos varadouros baleeiros dos Cedros, do Varadouro e da Ribeirinha.

O Azores Tail Run®, que se realiza a 25 e 26 de maio, é composto por várias provas, sendo as mais requisitadas o “Trilho dos 10 Vulcões” – meia maratona que parte da Caldeira com destino ao Vulcão dos Capelinhos – e o “Faial Costa a Costa”. Destaque também para o “Endurance Trail Ilha Azul”, prova de 65 km que em 2018 tem a sua terceira edição, e para o Km Vertical da Ilha do Pico, prova que se realiza antes das provas realizadas no Faial.

Para além de incluir os circuitos oficiais da Associação de Trail Running de Portugal em 2018, as provas do Azores Trail Run® permitem, como já vem sendo habitual, pontuar para o Ultra Trail do Monte Branco.
O Azores Trail Run® decorre em pleno Parque Natural do Faial, colecionador de galardões EDEN (European Destinations of Excellence), tendo em 2016 arrecadado este prémio na categoria “Experiência na Natureza”.

Os eventos sob a chancela do Azores Trail Run® contam com o apoio do Governo Regional dos Açores. O evento de maio trata-se, atualmente, do mais expressivo evento de desporto de natureza realizado no arquipélago e continua a despertar o interesse de muitos atletas de todo o planeta, indo desta forma ao encontro das aspirações da Região para o setor do Turismo, que passam pela exploração sustentável da natureza intacta dos Açores.

Foto: Paulo Gabriel

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES