...

Plano de treino para maratonas

Plano de treino para maratonasJá testei vários planos de treino para a maratona, tendo testado há uns meses atrás testado e executado o plano de treinos online My Asics.

Após o registo gratuito na plataforma (via web ou via app para smartphone), introduzimos qual a distância pretendida (10km, 21 km ou 42 km), a data da prova, registamos qual o nosso objectivo e qual o nosso melhor tempo numa das distâncias.

O plano será criado de imediato e poderá começar logo a treinar.

A primeira vantagem neste tipo de planos online é que o mesmo se vai adaptando ao seu desempenho. À medida que vamos anotando os treinos, o plano vai-nos informando acerca do nosso comportamento e ao fim de algum tempo poderá sugerir uma alteração ao plano com base nesse mesmo desempenho. Poderemos ou não aceitar o ajustamento proposto.

No caso da maratona, terá que a programar com pelo menos 12 a 13 semanas de antecedência, e escolher entre 2, 3 ou 4 treinos semanais com uma intensidade baixa, média ou forte. O plano divide-se em 4 fases:

Pré-preparação
“A fase de pré-preparação é importante para preparar o seu corpo para treinar a distância da Maratona. Nesta fase há muito jogging por isso aprecie o ritmo e não tenha a tentação de acelerar. Mais tarde terá bastante tempo para treinar com maior intensidade.”

Tornar-se mais rápido
“A fase de tornar-se mais rápido utiliza uma variedade de sessões de treino dedicadas à velocidade para que consiga melhorar o seu ritmo de corrida. Estas começam nos 10 km e aumenta-se a distância à medida que as semanas passam. As sessões permitem-lhe aumentar a sua velocidade para longas distâncias.”

Simulação de competição
“Durante esta fase, irá continuar o treino de ritmo rápido da última fase mas aumentando a distância a que deve manter esse ritmo. Esta fase ajudá-lo-á a ganhar força nas pernas e resistência.”

Abrandamento e dia da prova
“O objectivo da Fase de Abrandamento e Dia da Prova é fazer com que o seu corpo fique nas melhores condições possíveis. Tanto a distância como a intensidade do treino são reduzidas para permitir que o seu corpo recupere e compense. É ainda adicionado um ritmo de treino de prova para que o corpo se habitue ao ritmo necessário no dia da prova.”

Este plano valoriza muito o descanso e não estranhe que por vezes o mesmo pareça algo leve (no meu plano tinha todas as semanas um treino de 5 km extremamente lento).

Uma outra grande vantagem que vi neste plano foi de poder inserir de forma automática todos os treinos na minha agenda google e sempre que alterava um ou outro treino (isso é possível a qualquer momento caso não o consiga fazer) a agenda é automaticamente actualizada durante a noite seguinte à alteração.

Outra forma que provavelmente terá influência na forma como o MyAsics analisa os nossos treinos é que em cada um deles podermos informar como nos sentimos, o esforço, a temperatura, ritmo cardiaco, etc.

Seja para ganhar, bater o seu recorde ou simplemente para se divertir, valerá a pena experimentar este plano que o considero organizado e motivador.

Se vai ou não cumprir com o seu objectivo, logo verá. Ficamos à espera da sua opinião acerca do mesmo.

Boas corridas, sempre por prazer.

Este artigo foi publicado neste blog sendo agora republicado com algumas adaptações.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite.

    Uma vez que este serviço foi extonguido, há alternativas idênticas on line ou app, testadas e aprovadas?

    Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES