...

O problema dos gases

Em público, por vergonha mas também pelas ‘normas’ da sociedade, tendemos a conter os gases. Mas que efeito é que isso tem na nossa saúde?

Toda a gente sofre ou já sofreu de flatulência e quando se está em público, se não queremos passar uma grande vergonha, é preciso conter os gases ou, pelo menos, disfarçá-los.

O médico gastrenterologista – especialista no sistema digestivo – Gonzalo Guerra destaca na secção Buena Vida do jornal espanhol AS que “os gases têm de ser expulsos e atender à chamada da natureza”.

De acordo com o médico da mesma especialidade Agustín Balboa “os gases formam-se nesta zona [no intestino grosso ou no cólon] pela interação de dois principais fatores: as bactérias que todos temos no cólon e os restos da digestão dos alimentos que ali chegam, onde se formam as fezes.”

Acrescenta ainda que esta é “uma situação de incómodo intestinal que raramente se complica”. No entanto, em casos extremos em que a pessoa não consegue libertar esses gases de forma nenhuma, podem formar-se divertículos – apêndice oco sem saída – na parede interna do intestino.

Estas formações podem infetar, quando em contacto com vestígios de fezes, por exemplo, provocando uma diverticulite, um problema que apesar de não ser grave é doloroso e pode exigir cirurgia.

No geral, conter os gases durante algum tempo não representa um grande risco para a saúde dos intestinos. Mas e o que é que acontece aos gases? Dissolvem-se no nosso corpo? Agustín Balboa responde: “Irão produzir-se processos lentos de reabsorção de alguns componentes do gás intestinal.” Mas até lá, deverá passar um mau bocado.

Fonte: Notícias ao minuto

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Ultimamente nas provas, ao fim de 3 ou 4 km’s começo a ter dores abdominais, parecem cólicas, neste momento numa prova de 10km ao fim de 2 ou 3 já estou a parar com dores, depois abrandam e volto a conseguir correr, mas isto acontece 4 a 5 vezes, e algo que poderia ser, Correr por Prazer esta a tornar-se correr com dores. Alguma sugestão?

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES