
Foto: Nuno Bettencourt
Onde os teus sentidos são levados ao limite.
Decorreu no passado sábado a segunda edição do Columbus Grand Trail, na Ilha de Santa Maria – Açores. A prova evoca a passagem do navegador Cristovão Columbo que esteve naquela ilha à precisamente 524 anos atrás.
Já tinha participado na edição de estreia em 2016 e dado o agrado com que fiquei e dadas as alterações que a organização anunciou ter introduzido, estava expectante pois quando repito provas, gosto que estas variem.
Em boa hora essas alterações foram efectuadas. O percurso ficou mais duro mas ficou também muito mais bonito, levando-nos a locais de fazer cortar a respiração com tanta beleza.
A prova não é propriamente fácil, com bastante desnível e um constante sobe e desce com trilhos bastante técnicos e com muita água e lama à mistura.
Na edição deste ano houve 3 provas: 77 km, 40 km e 21 km, sendo esta última a novidade do evento em termos de distâncias.
Os vencedores das provas foram Armando Teixeira (Salomon) e Maria Pereira (NPA Gonçalo velho) nos 77 km, Kamil Lesniak (individual) e Sandra Koblmueller (Salomon) nos 40 km e Manuel Moreno (Morcegos Trail) e Filipa Vilar (ATRP) nos 21 km.
É impressionante a adesão da população local a este evento. As pessoas são de uma entrega e generosidade comovedora.