...

Tripa de Ferro no corredor I

Tripa de Ferro no corredorO intestino é a primeira e mais importante barreira que utilizamos no dia a dia para impedir a entrada de agentes pejorativos no corpo sendo um importante componente na imunidade. Mais do que isso recentemente tem-se vindo a descobrir e provar que a flora intestinal tem um papel determinante na saúde fisiológica e metabólica do indivíduo. Fique a saber como ter “uma tripa de ferro”.

Infelizmente a corrida, enquanto desporto de endurance, pode ter um papel pejorativo na saúde do intestino uma vez que este tipo de esforços promove maior stress e maior permeabilidade intestinal pela própria natureza do esforço.

Por isso mesmo, os atletas de endurance por vezes apanham sustos quando menos esperam ou por exemplo ficam debilitados quando devido à toma de um antibiótico passam por alguns sustos gastrointestinais.

Nesse sentido trazemos algumas recomendações para melhorar a saúde do seu intestino, já tínhamos falado aqui da importância deste aspecto. Pode consegui-lo com uma acção sinérgica de 3 factores nutricionais muito acessíveis

1. Probióticos

Os probióticos ajudam a manter controlada e popular a flora intestinal de uma forma natural e promotora de saúde. As melhores fontes de probióticos são três alimentos fermentados muito característicos:

  • Iogurte, procure ver na designação de venda se é mesmo iogurte porque é das melhores fontes que tem para esse efeito

  • Kefir, pode fermentar leite ou bebidas vegetais para produzir um “iogurte”/leite fermentado

  • Kombucha, consiste essencialmente numa bebida preparada a partir de chá fermentado

  • Pickles, preferencialmente em salmoura

  • Xoucroute, basicamente é uma salada de couve prensada e fermentada

2. Efeito simbiótico

Para alimentar estas bactérias é importante fornecer-lhes o seu alimento, preferencialmente a fibra e por isso mesmo conseguimos um efeito simbiótico se juntarmos alguns alimentos da lista seguinte com os probióticos naturais:

  • Banana

  • Flocos de aveia

  • Sementes (chia, girassol, etc.)

3. Um “cimento” óbvio

A glutamina é um elemento fundamental para as células do intestino e do sistema imune. Além de um efeito combustível e estrutural tem um papel determinante como regulador.

A suplementação com glutamina (5-10g) ajuda a diminuir a permeabilidade intestinal diminuindo o risco de diarreias agudas e outros transtornos gastrointestinais.

Curiosamente, a glutamina e os probióticos colaboram de forma sinérgica na diminuição de infecções respiratórias que infelizmente também afectam o corredor sobretudo em alturas mais frias uma vez que são o sistema mais sujeito às alterações climáticas.

No próximo artigo falamos também de outro ponto essencial na saúde intestinal: a regulação do funcionamento intestinal.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca é demais ler sobre este tema que tanto me apoquenta desde há uns anos, e para o qual não encontro explicação, depois de feitos os exames prescritos, e consequente diagnóstico.

    É bem verdade o que dizem num outro Vosso artigo: “E como o intestino é o nosso segundo cérebro, uma boa saúde intestinal é sinónimo de uma boa saúde mental, algo que ajuda a ter mais resistência psicológica durante as corridas longas”. E de que maneira!

    Obrigado por toda esta informação.

    Um bom 2017 para toda a Equipa.

    E um abraço para o Vitor

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES