...

Azores Triangle Adventure 2016

Thibaut Baronian e Sandra Koblmüller vencem a edição 2016. Atletas da Salomon venceram todas as três etapas da prova, nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial.

A terceira e última etapa da Azores Triangle Adventure 2016, no passado domingo, começou atribulada, com uma viagem de barco agitada entre Velas e Horta e com o Vulcão dos Capelinhos a receber os atletas para a partida no meio de uma intempérie, com muito vento, chuva e trovoada.

No Centro de Interpretação do Vulcão, os atletas que vinham das etapas do Pico e São Jorge aproveitaram para tomar um pequeno almoço reconfortante e confraternizar com aqueles que só agora se juntavam à prova, para correr apenas a Maratona dos Vulcões (Volcanoes Skymarathon), designação da prova do Faial, que tinha a particularidade de pontuar para a Taça Nacional de Sky e de, por si só, constituir o Campeonato Regional da Modalidade, sob tutela da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

A organização da prova já tinha delimitado um percurso alternativo de modo a evitar a Caldeira que, tendo em conta a forte chuva, poderia trazer alguns problemas de segurança. Com as marcações do plano B feitas e aprovadas pelos árbitros internacionais presentes, os atletas foram informados das alterações antes da partida, que aconteceu no interior do Centro, devido às condições meteorológicas.

Thibaut Baronian assumiu de imediato a liderança, desta feita bem próximo do colega de equipa, Thomas Farbmacher, e do faialense Dário Moitoso, estafeta da Praiolas Team que seguiu de perto o austriaco e o francês até à meta.

Ao longo do dia as condições meteorológicas foram melhorando, o que permitiu proporcionar uma boa moldura humana na meta da prova, no Largo Duque D’Ávila e Bolama, onde Baronian e Farbmacher chegaram juntos, concluindo a prova com um tempo de 03h34m42s. Ao austríaco, no entanto, foram aplicados 3 minutos de penalização, por não ter consigo o telemóvel, item que inclui a lista de material obrigatório. Os atletas da Salomon classificaram-se em primeiro e segundo lugar desta edição da Azores Triangle Adventure, com um total acomulado nas três provas de 09h09m28s e 09h40m24s, respetivamente.

No Faial, Dário Moitoso chegou em terceiro à meta, garantindo o pódio na Volcanoes Skymarathon, a 17m37s do vencedor e, principalmente, o primeiro lugar por equipas na Azores Triangle Adventure para a Praiolas Team.

Na Volcanoes Skymarathon, Ricardo Gouveia falhou, pela primeira vez na prova de etapas, o pódio, ao chegar em quinto lugar, a 25m02s do primeiro classificado. O madeirense garantiu todavia o terceiro lugar da Geral na Azores Triangle Adventure, com um tempo acumulado de 10h24m10s.

Em femininos, a austríaca Sandra Koblmüller repetiu no Faial as vitórias de Pico e São Jorge, e precisou de apenas 04h12m26s para concluir a Volcanoes Skymarathon. A atleta da Salomon garantiu assim a vitória na prova de etapas, com um tempo acumulado de 11h03m07s. Seguiu-se-lhe Lucinda Sousa, que não conseguiu revalidar a vitória de 2015 mas apresentou uma excelente prestação, sendo a melhor portuguesa nos Vulcões, com 04h36m36s. A atleta do Porto foi também a melhor portuguesa da Azores Triangle Adventure, com um tempo acumulado de 12h01m49s.

Nos açorianos, o melhor na prova de etapas foi Roberto Duarte, que se classificou em 10º  da geral, com um acumulado de 12h12m39s. O atleta do CIAIA foi também 10º na prova do Faial. Já Andrea Mota, melhor açoriana, foi a terceira melhor mulher em prova no Azores Triangle Adventure 2016, com um acumulado de 15h37m33s. Na prova do Faial, a atleta do 2FITU foi 34.a da geral.

Para o Campeonato Regional de Skyrunnnig, pontuaram apenas os atletas federados. Assim, na Geral Masculina venceu José Batista, seguido de Roberto Duarte e Albino Pinho. Em femininos, Carla Sá Pinto ficou em primeiro lugar, seguida de Susana Garcia.

A Triangle Adventure é organizada pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), com o apoio dos Parques Naturais do Faial, Pico e São Jorge. O evento conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Associação de Municípios do Triângulo, da SATA, da Atlânticoline, da Click Saúde e Bem Estar, da Martipereira e da Conserveira Santa Cantarina.

Destaque para as várias dezenas de voluntários que, nas três ilhas, colaboraram com a equipa do Azores Trail Run em mais uma edição bem sucedida, que deixou muitos atletas com vontade de voltar.

Em 2016, a Azores Triangle Adventure tem a particularidade de integrar as comemorações dos 45 anos da Reserva Natural da Caldeira e da Montanha do Pico, primeiras paisagens dos Açores a receber esta classificação, e que servem de cenário à maioria das provas da marca Azores Trail Run.

Foto: Hildeberto Garcia

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES