Autor:
Vitor Dias / Maio 11, 2015 / Publicado em
noticias,
Slider,
Treino
Já há algum tempo que diz ‘amanhã levanto-me às 6h e vou treinar’ e depois acaba por adiar esse plano? Então este artigo é para si.
Para muitas pessoas acordar mais cedo do que o necessário é uma verdadeira tortura. Ainda mais se não for uma pessoa matinal e quiser acordar cedo para ir treinar.
Aemilia Madden, colaboradora do site Pop Sugar, também sofre do mesmo problema mas tem lutado contra o seu ‘eu’ preguiçoso e descobriu algumas dicas para ajudá-lo. Estes truques podem facilitar a árdua tarefa de ‘tirar o rabo da cama’.
1. Vários alarmes: Se pôr dois ou três alarmes não é suficiente para o acordar faça como Aemilia que programa cinco ou seis, a começar meia hora antes da hora a que se quer levantar. Escolher um toque de alarme irritante ou bastante barulhento também o pode ajudar. Pode sentir-se miserável ao acordar mas depois do exercício cumprido sentir-se-á muito melhor.
2. Deixe tudo pronto na noite anterior: Andar a cambalear pelo quarto de manhã à procura das coisas não é a forma mais eficaz e feliz de começar o dia. Prepare a roupa, a água e tudo o que precisa na noite anterior. Se tiver as coisas à mão vai conseguir sair de casa mais rápido e assim nem tem tempo para repensar e voltar para a cama.
3. Combine um treino com alguém: Por vezes pode ser mesmo muito difícil sair da cama, especialmente quando sabemos que nada nos impede de continuar a dormir. Mas, se tiver alguém à sua espera não vai querer deixar a pessoa pendurada. Convença um amigo a encontrar-se consigo para uma corrida matinal ou para um treino no ginásio, assim não vai conseguir escapar.
4. Pague multa: Claro que inscrever-se no ginásio e não ir significa dinheiro desnecessário a sair da sua conta mas, se este argumento ainda não é suficiente para o fazer levantar da cama para ir treinar, peça a um amigo ou ao seu parceiro para que quando disser que vai ao ginásio/treinar e não for lhe cobre uma multa.
5. Recompense-se: Se tem assim algum pequeno prazer ao qual só sucumbe no fim de semana, recompense-se com isso depois de um treino ao qual não queria nada ir. Depois desse esforço vai saber-lhe bem um pequeno miminho. Opte por algo delicioso mas que não estrague por completo o seu treino. Poderá escolher um gelado de iogurte com fruta ou um bocadinho de chocolate, por exemplo.
6. Recorde os resultados: A colaboradora do Pop Sugar explica que nunca esperou que mudar a sua rotina de treino fosse afetar tanto o humor durante todo o dia. Mas a verdade é que passar a treinar de manhã em vez de depois do trabalho a tem deixado muito mais bem-disposta. Apesar de se sentir preguiçosa ao sair da porta, depois do treino suado, admite que se sente “fresca e revigorada”. Se está com dificuldades em obter motivação recorde a energia que irá sentir pelo seu corpo assim que põe um pé fora de casa e começa o resto do seu dia, depois do treino.
7. Não se martirize, tente outra vez: Deita-se tarde ou tem dificuldades para adormecer e isso fez com que perdesse um treino? Calma, criar novos hábitos pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Vá trabalhando a sua rotina e os seus horários até criar um equilíbrio. Desligar a televisão e fechar o portátil uma hora antes de se deitar pode ajudá-lo. Desligue a internet e todos os ecrãs quando está a tentar dormir mais cedo do que o normal.
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 61 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt
2 Comentários