...

Azores Triangle Adventure

triangle_adventure_2015Prova de Trail por etapas, no triângulo com 130 km.

Azores Triangle Adventure decorrerá a 30, 31 de outubro e 1 de novembro, contará com três etapas em três dias e percorrerá os trilhos das paisagens mais emblemáticas do Faial, Pico e São Jorge, num total de mais 130 quilómetros e com um desnível positivo equivalente a subir o Evereste.

A primeira etapa, Trail da vinha à montanha, decorrerá no dia 30, na ilha do Pico transporta-nos numa viagem de cerca de 42Km, desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico, com 2351m de altitude. O trilho tem o seu início no Lajido da Criação Velha, o coração da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004 como Património da Humanidade, pela UNESCO.

O Trail das fajãs, decorrerá no dia 31, na ilha de São Jorge, permitirá o contacto direto com as Fajãs, elementos que dão a singularidade e particularidade à orla costeira de São Jorge, caracterizando-se por serem pequenos retalhos de terra plana encaixados entre as montanhas e o mar, que resultam do desabamento da encosta ou por arrefecimento de lava proveniente de uma erupção. Com cerca de 45 Km, inicia-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha o Topo, local onde o cultivo da vinha em currais é abundante, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa sul, onde se cultiva o inhame, a banana e o café.

A última etapa decorrerá no Faial, no dia 1 de novembro, e percorrerá a ilha do Faial da costa Este à costa Oeste com uma extensão aproximada de 45 km, ligando a parte mais antiga da Ilha do Faial com 800.000 anos começando no complexo vulcânico da Ribeirinha, passa pela formação intermédia da ilha, o complexo vulcânico dos Cedros do qual faz parte o principal vulcão da ilha, a Caldeira e ponto mais alto do Faial, terminando no território mais recente da ilha e do Pais, o Vulcão dos Capelinhos integrado no complexo vulcânico do Capelo resultante da erupção de 1957/58. Transporta-nos para a idade da formação da ilha, passando por cones vulcânicos, crateras, furnas e algares, locais misteriosos e característicos das belas paisagens vulcânicas açorianas, terminando no mais jovem território português.

Este projeto representa uma mais-valia para a Região Autónoma dos Açores, sobretudo na estratégia de uma região que pretende ser referência no setor do turismo ativo de natureza.

O Correr Por Prazer é media partner deste evento.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES