...

Volta a Portugal Solidária – Missão Itoculo

Volta a Portugal Solidária - Missão ItoculoO projeto “Volta a Portugal Solidária – Missão Itoculo” será organizado pela Escola de Atletismo Alzira Lario, com a ajuda do Grupo Missionário de Ajuda Itoculo e dos Jovens Sem Fronteiras.

Este projeto surgiu do sonho que João Casal, atleta da Escola de Atletismo Alzira Lario (em provas de estrada) e atleta do Ori-Estarreja (na modalidade de orientação) sentiu em ajudar uma instituição que em África estivesse a trabalhar com crianças e jovens.

Nota: este projecto sofreu alterações à base inicial. As alterações poderão ser consultadas aqui.

O seu sonho tornar-se-à realidade com a realização deste grande evento, que terá como objetivo angariar o maior número possível de doações, para que a missão que está no terreno a trabalhar possa ajudar as crianças e os jovens com necessidades.

Daí ter surgido a “Volta a Portugal Solidária – Missão Itoculo”, que consiste em dar a volta a Portugal, a correr, com as seguintes características:

  • Correr durante 56 dias seguidos,
  • Saídas de 112 cidades ou vilas,
  • Chegadas a 112 cidades ou vilas,
  • Correr cerca de 40 a 60 km’s diários (divididos em 2 etapas),
  • Fazer mais de 2.500 km’s,
  • Passar por todos os Distritos de Portugal (17),
  • Passar por mais de 150 cidades ou vilas,
  • Passar por mais de 800 localidades (cidades, vilas e aldeias).

 

João Casal

O seu gosto pela corrida começou aos 20 anos quando estava na tropa, isto à 26 anos atrás. Como todos os jovens, João Casal começou a praticar desporto na escola e nas camadas jovens do Grupo Desportivo de Vila Nova de Foz Côa jogando futebol de onde é natural.

Em 1995, entra na faculdade na licenciatura em Gestão Financeira. Durante este período esteve praticamente sem treinar.

Volta a Portugal Solidária - Missão ItoculoJá em 2003, e com a sua vida mais estável, a sua paixão pelo atletismo e pela prática desportiva faz com que regresse à prática desportiva e nessa altura descobre uma nova modalidade a “orientação”, a qual experimentou e atualmente continua a pratica-la, tendo feito com que a sua mulher e o seu filho se apaixonassem também pela modalidade de orientação. E tanta foi a motivação, que neste momento o seu filho de apenas 14 anos está selecionado para o Campeonato Europeu de jovens (EYOC).

João Casal como se poderá comprovar a seguir, tem uma trajetória impressionante como atleta de orientação, conquistou 19 medalhas nos Campeonatos Nacionais de Orientação, sendo 9 medalhas de Campeão Nacional e 10 de Vice-Campeão Nacional.

Mas João Casal depois de todos estes êxitos acredita que apesar de tantas vezes ter subido ao mais alto do pódio, lhe falta correr a prova mais importante da sua vida, fazer uma corrida em que os únicos adversários sejam os mais de 2.500 quilómetros que vai percorrer dando a conhecer o trabalho que um grupo de pessoas (Irmãs Espiritanas) estão a desenvolver em ITOCULO, em Moçambique. Cuidando das crianças e dos jovens com necessidades e desprotegidos.

É um projeto ambicioso que implicará um grande esforço de treino e de preparação para conseguir fazer todos esses quilómetros em 56 dias, dando a volta a Portugal.

Todos os pormenores (etapas, apoios, etc.) acerca do projeto pode ser consultado neste documento.

 

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES