Se pretende perder peso e não sabe por qual atividade deve de optar, eis algumas considerações com base num estudo da Universidade de Birmingham (Inglaterra).
Se é sedentário e pretende perder peso sem recorrer às dietas ditas milagrosas, o melhor mesmo é optar por praticar exercício físico e melhorar a sua saúde física e mental.
No entanto, a primeira dúvida é se deverá comprar umas sapatilhas ou uma bicicleta. Tudo começa pelo gosto pessoal. No atual panorama de crise, o fator financeiro poderá ser desde logo um dos fatores importantes na tomada da sua decisão. Não é difícil comprar hoje em dia material a baixo preço, podendo recorrer às grandes superfícies de desporto para adquirir sapatilhas ou bicicletas de baixo preço.
Mas qual das duas atividades queima mais gordura?
No mesmo nível de intensidade, a corrida queima um pouco mais de gordura que a bicicleta.
Os investigadores da Universidade de Birmingham analisaram 12 homens que se exercitaram numa bicicleta estática e numa passadeira, analisando qual a gordura queimada em cada aparelho. A intensidade do exercício foi aumentada gradualmente.
A intensidade foi medida através do consumo de oxigénio. Se você se exercita com intensidade a rondar os 60% do seu VO2 Máx. (medida da capacidade do corpo de utilizar oxigénio) certamente o exercício vai durar mais tempo, pois essa é uma intensidade considerada moderada (quando se consegue falar).
Nessa intensidade o corpo utiliza preferencialmente a gordura como fonte de energia para o exercício. Se a intensidade for maior, o corpo passa a consumir preferencialmente açúcares e proteínas como energia.
Os autores deste estudo acham que a corrida utiliza mais as fibras musculares do que a bicicleta, esse seria o motivo pelo qual queima mais gordura. Por outro lado, apesar de usar menos fibras, o ciclismo talvez seja mais exigente com as fibras musculares do que a corrida. Por isso quando você pedala, o corpo consome mais glicose e também liberta mais ácido lático.
Parece-nos que o estudo não será assim tão rigoroso e conclusivo quanto isso, pelo que o importante será substituir o sofá por sapatilhas ou bicicleta consoante o seu gosto pessoal.
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 62 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt
4 Comentários