...

Entrevista com Flor Madureira

Pelas estradas e montes deste país, envergando a camisola do Clube Desportivo Leões do Veneza, já muitos conhecerão a simpatia, a força de vontade, a alegria e o prazer com que encara cada corrida e cada desafio. Numa pequena entrevista, informal e descontraída, falamos com Flor Madureira, sabendo como começou, porque continua e até onde pretende ir.

Há quanto tempo corre?

Corro há 6 anos.

Já praticou outros desportos?

Sim. Cicloturismo.

O que a fez começar a correr?

Um grave problema de saúde da minha irmã mais nova na altura com 32 anos.

Naquela época em que quase a perdemos tomei consciência de que tinha de aproveitar e disfrutar da vida.

Porque escolheu a corrida?

Porque entre os 11 e os 16 anos já tinha praticado atletismo.

Após tantos anos parada comecei por caminhar 15m, depois 30m e mais tarde intercalar a caminhada com a corrida.

Um dia inscrevi-me numa prova de 10 km em Argoncilhe, foi um horror pois o percurso tinha  5 km a subir e 5 a descer. A partir daí não mais parei.

Prefere estrada ou montanha? Porquê?

Prefiro a montanha pois para além do contacto com a natureza os desafios são maiores.

Qual a prova que mais prazer lhe deu concluir e porquê?

Foram duas, a minha primeira Maratona no Porto e a mítica Ultra Trail Serra da Freita.

Cada vez há mais mulheres a correr. Porquê?

Felizmente cada vez somos mais, na minha opinião deve-se ao facto de existir um grande apelo á prática de desporto para melhorar a saúde e bem-estar físico. Para além disso as mulheres puseram os preconceitos de lado e vêm para a rua praticar exercício que antes limitavam ao ginásio.

Qual a razão principal para haver ainda menos mulheres do que homens a correr em Portugal, ao contrário de outros países onde há mais mulheres corredoras do que homens?

Tem a ver com a herança cultural, ainda há poucos anos atrás existia a ideia de que as mulheres deviam ficar em casa a cuidar do lar e dos filhos.

Gosta de desafios, qual é o teu próximo?

Não sei viver sem desafios, os meus próximos projetos foram traçados ontem (dia 21) a curto prazo é participar no Trail Amigos da Montanha na distância de 60km e para o ano tentar uma prova de 100 km.

Qual a sua prova de sonho?

A minha prova de sonho é os 101 km de Ronda. Há 3 anos atrás, quando a minha maior distancia em competição era a meia maratona , decorria a prova em Ronda onde estavam alguns amigos a participar e eu esperava ansiosamente por notícias , então virei-me para o meu marido e disse-lhe daqui a 3 anos eu vou estar lá, claro que ele chamou-me doida.

Não realizei o sonho dentro do tempo estabelecido mas um dia estarei lá.

Espero continuar a “Correr por Prazer” durante longos anos , aproveito para  agradecer ao meu marido pelo companheirismo e força, aos meus companheiros de treino que sempre me apoiam e a todos os meus amigos que fiz nestes anos de corridas que ficam tão felizes como eu quando  termino  uma prova.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

13 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Flor, pela simpatia e alegria que nos transmites a todos nós, corredores de pelotão. Com essa vontade e determinação, não tenho qualquer dúvida que os 101 km de Ronda estão para breve. Um beijinho!

  2. O que posso dizer da Flor???
    Primeiro, é uma grande maluca!!! É uma amiga!!! É uma grande mulher!!! É minha colega de treino e de clube!!! É uma pessoa fantástica,merece tudo de bom!!! Atenção, quando está mal-disposta…ninguém a atura!!!
    Agora falo directamente para ti! É um prazer para mim fazer parte do teu grupo de amigos e sabes que podes contar comigo em tudo o que precisares!!! Fica aqui uma promessa, quando decidires ir aos 101Kms de Ronda, conta com a minha companhia!
    Um grande beijo e obrigado por tudo!
    Deste teu amigo;
    Paulo Rodrigues

  3. Parabéns Flor Madureira pelos feitos desportivos. Mas não há, segundo dizem, e VªSª confirma-o, como a montanha para satisfação total, mas neste particular, basta o nome da Atleta “FLOR” para o seu chamamento á montanha.
    Um beijinho

    L Dias

  4. mulher de raça, coração de leão, candura de flor. Recordo sempre que cheguei a comparar as minhas inferioridadades às suas capacidades – hoje sinto vergonha disso e orgulho de ser seu amigo.

  5. Uma grande Senhora e uma grande atleta. Tem um coração do tamanho do mundo e um sorriso que cativa.
    Mais um excelente exemplo para todos nós.

  6. Parabéns! É de pessoas assim, e de clubes como os “Leões do Veneza” que correm por prazer, que se faz o genuíno atletismo amador. Força para os 100 km.

  7. Um beijo e parabéns Flor pela atitude e caracter que colocas tanto nos treinos como nas provas. Palavras para quê é uma Senhora.

  8. A Flor tem uma determinação, digne de registo, é sem dúvida uma referência para os corredores, homens e mulheres. O incentivo e insistência para me estrear no Trail, partiu dela e, ainda bem que o fez! É uma “Leoa” amiga, tem sido um prazer treinar com ela. Beijos LFS

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES