Há um pormenor que tenho notado ao longo dos meus quase 4 anos de corrida: quem vai correr para a montanha, fica apaixonado por este tipo de corridas e só faz corridas de estrada em alternativa a estas. Porque será? Vou querer saber com a minha primeira participação neste tipo de provas já no próximo dia 11 de Junho.
Em bom rigor será a segunda vez que participo numa prova de Montanha, já que no ano passado participei nos 17 Kms da Serra da Freita, embora a tenha feito em ritmo de passeio com muito mais percurso feito a passo do que a correr.
Desta feita serão 21 Kms e de noite, uma estreia para mim.
O AXtrail®series, é um circuito de Montanha constituído por 5 provas, 4 fins de semana em 9 aldeias do Xisto (centro do país). Os atletas poderão inscrever-se para todo o circuito ou apenas para uma ou outra prova isoladamente, sendo que os atletas que acumularem mais pontos ao longo do mesmo vencerão a edição anual.
No próximo dia 11 de Junho, a #02 serie o AXtrail leva-nos, pela primeira vez a Alvaiázere, no extremo Oeste do território das Aldeias do Xisto.
Na transição entre o xisto e o calcário, a paisagem Alvaiazerense é fortemente marcada pela presença desta última rocha, destacando-se a Serra de Alvaiázere como o ponto mais alto do Maciço Calcário de Sicó.
Depois do sucesso da prova nocturna de Góis, na #01 serie de 2010, é chegada a hora de ligar os frontais em Alvaiázere, e numa corrida unir o centro da Vila à Serra de Alvaiázere, percorrendo matos, carvalhais, caminhos de acesso a terrenos agrícolas e acompanhando o curso de alguns ribeiros. Nem o escuro da noite, o vai deixar indiferente às particularidades desta paisagem.
De regresso à vila a animação é garantida, pois decorre neste fim-de-semana a Fafipa – Feira agrícola, florestal, industrial, pecuária e artesanato!!
Eu vou. Venha também.
Leva-me contigo 🙂
Tu é que me levarás a mim. Vai ser uma boa estreia, sem medo.
Cautela, que se experimentar nunca mais vai conseguir largar!!! 🙂 🙂 Vai ser muito bom!
Vitor
Conforme sabes,eu sou um dos se converteu ás provas de montanha.Participei pela primeira vez numa prova de montanha,no Ultra Trail Freita(50kms), em 2007,a partir daí o bichinho ficou e cada vez me fascina menos fazer provas de estrada,aliás,encaro-as,muitas vezes,como treinos para a montanha!
Vais ver que vais gostar,o espírito de camaradagem entre os atletas é completamente diferente do que aquele que se vive nas provas de estrada!
Desejo-vos uma boa prova e desfrutem ao máximo.
Abraço
Paulo Rodrigues
Bem vindo ao mundo dos trailistas.
Realmente cada vez mais as pessoas fogem do asfalto para a montanha. Vais ver correr a noite ainda é mais divertido!
Comigo aconteceu o mesmo 🙂
um cancro e duas hérnias cervicais.
a cura:
de À 2 anos para cá, além do btt, a corrida envolto pela natureza tem sido a minha cura
Adorei este artigo, tb tenho a paixão pela corrida, e adoro correr pelos trilhos a noite, força pessoal, fui a 101 KM DE RONDA E AMEI:
http://proximaventura2.blogspot.com/
Estreei-me e fiquei cliente. Parabéns à organização. Parece-me que não terá falhado nada. Grande ambiente e trajecto bonito e exigente especialmente para rookie’s como eu. É muito provável que me vejam numa qualquer montanha por aí. Até breve.
Também me estreei e fiquei igualmente cliente.
É um outro mundo!
sou novo neste mundo da corrida de longas distâncias, principalmente em montanha, estreei-me no domingo no ultra-trail serra da freita, e decididamente ganharam mais um atleta para este tipo de provas, sem palavras para descrever a prova. venha a proxima.