...

Perca peso sem fazer Dieta II

Perca peso sem fazer Dieta II

Se o artigo anterior já lhe permitiu ganhar coragem para melhorar os seus hábitos sem entrar em extremismos, comece esta semana a aprimorar alguns cuidados à mesa. Planear, poupar e antecipar são duas ferramentas de sucesso para a consistência, a peça chave dos bons resultados.

1. Planeie um menu semanal

Pode parecer uma tarefa chata e enfadonha mas permite-lhe saber exactamente o que vai comer em cada dia logo o que tem de cozinhar, ou o que têm de cozinhar para si. E reunidos 2 ou 3 menus semanais, não só entra mais facilmente nos eixos como garante uma boa variedade nas escolhas alimentares.

Um exemplo meramente informativo:

Segunda

(treino de tarde)

Quinta

(descanso)

Domingo

(treino longo)

P. Almoço

Cereais com Leite, Morangos

Pão com Queijo e Fiambre, Maçã

Laranja, Pão, Doce, Presunto magro

Lanche manhã

Sandes de Queijo fresco

Sandes de Fiambre de aves

Não é necessário

Almoço

FORA

Bitoque

Pedir salada

FORA

Cozido (0 enchidos)

FAMILIA

Carne assada, batatas, sobremesa

Pedir salada

Lanche da tarde

Sandes de salmão fumado

Sandes de queijo flamengo

Cereais com iogurte

Jantar

Massa com frango

Brócolos

Sopa

Ovo

CASA

Conservas

2. Poupe calorias essenciais

Dificilmente conseguirá manter esse cuidado se não aplicar algum bom senso nas suas escolhas alimentares. No lugar de fazer restrições excessivas na quantidade de alimentos, pense antes em eliminar calorias supérfluas e dar “algum alimento” ao seu lugar no seu lugar. Dois bons exemplos:

  • Coloca açúcar no café? Se sim, elimine desde já, são menos 32 calorias que entram num café, se multiplicar isso pela média de 3 cafés diários, permite-lhe comer uma banana média ao lanche no lugar de se encher de açúcar que quase nem se faz sentir no estômago.
  • Bebe refrigerantes? Troque por uma versão não calórica ou por um sumo com menos de 8g de hidratos de carbono/100ml logo menos 80Cal/250ml, Nos refrigerantes, o défice pode chegar às 200Cal. Sabe aquela fatia de pão que tanto receia comer porque “o pão engorda”? Pense duas vezes.

3.  Antecipe, tenha um plano B

Sabe que vai a uma festa ou a um jantar onde a comida é servida à descrição e o limite da resistência é muito ténue, tal como o número de buracos extra no seu cinto. Procure saber o que vai ser servido com alguma antecedência, assim sabe exactamente o que é obrigatório e o que pode passar para não estragar o esforço de dias. Mais uma vez, nada como três bons exemplos:

  • Rodízio à descrição. Fuja dos acompanhamentos fritos e prefira apenas uma vasta e colorida salada. Se possível passe os cortes de carne mais plenos de gordura e prefira cortes magros (picanha, maminha, frango, coelho, javali). Termine com abacaxi no lugar daquela sobremesa vistosa.
  • Self-service. Não tem desculpa porque faz o seu próprio prato e habitualmente estes eventos são de convívio e não “comezaina”.
  • Festa de anos na empresa. Se não comer o bolo, o aniversariante ou o organizador pode ficar ofendido, se for chefia pior para si, por isso coma uma fatia e fique-se por aí no lugar de tentar passar à frente dos colegas sempre à frente da mesa.

Não é por acaso que este artigo incide na gestão de excessos alimentares, não é pouca a informação sobre os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada e somos diariamente bombardeados com “dietas milagrosas”. O que nos leva a desistir na maior parte das vezes, são as tentações, e aí não há plano que resulte a não ser a auto-consciência.

Por isso, a alimentação saudável onde também há lugar para um capricho, com a frequência e gravidade adequadas, é o melhor caminho para resultados seguros e sólidos no emagrecimento.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

5 COMENTÁRIOS

  1. Olà Dra:Filipa.Repito,o que disse no artigo anterior,acrescentando apenas a este.Uma excelente continuação.Grande trabalho.Felecidades

  2. Simpatia para emagrecer –Chico Xavier
    Quarta feira pela manhã coloque meio copo de agua , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Nao coloque grãos a mais do que você deseja,pois os quilos perdidos não são recuperados.
    A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água. Quinta feira pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, complentando novamente com meio copo de água.
    Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.
    Obs: 1- Conserve o mesmo copo durante o processo, 2- Não faça regime pois a simpatia é infalivel, 3- Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder 4- Começe na quarta feira após distribuir as cópias, 5- Publique na mesma semana .
    Boa Sorte

  3. @Renata Não percebi nada. Quarta ponho os grãos e bebo na Sexta? Mas 5ª substituo sem beber? E publico onde, no Correio da Manhã?
    Eu, por via das dúvidas, acho que vou mais pela dieta. Não é preciso cópias nem publicações.

  4. @Pinho, aquilo é a dieta versão avançada. É fazer tudo bem mais a água com arroz e dá um resultado à peso pesado.
    Publica aqui no correr por prazer ora essa?!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES