Autor:
Vitor Dias / Maio 12, 2009 / Publicado em
noticias
Tags:
corrida,
relação sexo corrida,
sexo
Sexo e corrida podem estar intimamente ligados, pois o sexo proporciona benefícios à corrida, assim como a corrida proporciona benefícios ao sexo.
Os benefícios do acto sexual em prol dos praticantes de corrida, principalmente em período competitivo são:
– relaxa a tensão e os músculos;
– melhora o humor, diminui a ansiedade, alivia o stress, insónia, aumentando a sensação de bem-estar e prazer pela secreção das endorfinas e das hormonas sexuais;
– estimula o sistema endócrino melhorando a funcionalidade das glândulas sexuais;
– promove gasto calórico, favorecendo a queima de gordura e melhorando o metabolismo.
Muito cuidado, porém, pois o sexo em excesso pode ser prejudicial! Se o indivíduo for extremamente activo e realiza-lo inúmeras vezes na véspera de uma prova, dispenderá muita energia a ponto de se desgastar fisicamente. Os movimentos amplos, bruscos, rápidos, posições às vezes incómodas e duradouras realizadas no acto, exigem praticamente de todas as valências físicas (força, resistência, velocidade, flexibilidade etc.), ocasionando muitas vezes inflamações, caimbras, contracturas musculares, limitando e comprometendo o rendimento do corredor.
Na véspera das corridas é bastante comum alguns atletas se abalarem principalmente pela ansiedade que é provocada pela incerteza do resultado final ou classificação na prova. Talvez a ansiedade seja psicologicamente o maior obstáculo do bom rendimento dos corredores. Nestes casos acho indicado o sexo na véspera, contudo de forma passiva para ajudar na diminuição da tensão e muitas vezes facilitar o sono, que é uma das melhores formas de recuperação biológica, fisiológica e até psicológica do organismo. Evite majestosas performances sexuais na véspera da competição e realizar posições desconfortáveis.
A recíproca também é verdadeira, a corrida igualmente beneficia o sexo! A secreção de endorfinas geradas ao correr, aumenta a auto-estima e o apetite sexual, aguçando a libido. Disfunções sexuais como a ejaculação precoce (descontrole da ejaculação), o vaginismo (contracção vaginal que incomoda e interfere na penetração) e a impotência (falta de erecção no pénis) podem ser melhoradas através da corrida já que a secreção das endorfinas diminui a ansiedade e a insegurança no caso da ejaculação precoce. Também relaxa e alivia a tensão, proporciona melhorias do sistema cardio-circulatório, normalmente deficiente na região genital do portador de impotência sexual.
Autor do artigo:
Fábio Bernardo, Especialista em Informações Técnicas,Culturais e Desportivas da Secretaria de Esportes Lazer e Recreação do Município de São Paulo, Agente Agita do Programa Agita São Paulo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), Instrutor de Ginástica Laboral, Personal Trainer, Avaliador Físico do Projeto Esporte Brasil/Descoberta do Talento esportivo desenvolvido pelo Ministério dos Esportes, e Colaborador e Consultor de Saúde, Fitness, Wellness e Esportes. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Faculdade de Medicina da USP
Artigo original publicado no site Ativo.com que gentilmente nos autorizou a sua publicação.
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 62 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt
10 Comentários