...

Cartão Runner? És runner ou corredor?

Cartão Runner? És runner ou corredor?A Federação Portuguesa de Atletismo lançou recentemente o Cartão Runner direcionado a corredores portugueses. Não pretendo com este artigo analisar ou dar opinião acerca da qualidade do cartão e/ou da sua utilidade.

Penso que não estarei a ser demasiado patriota ou nacionalista ao vir aqui mostrar o meu desagrado pela designação do referido cartão.

Se estamos em Portugal, o cartão é direcionado a corredores portugueses, porquê o mesmo se designar por “Runner”?

Consultando no dicionário a definição de corredor, podemos ler  “aquele que corre, indivíduo que participa em corridas, que corre”. Não há pois dúvidas que a designação portuguesa traduz de forma inequívoca aquilo que somos e o que fazemos.

Não faltam clubes, grupos de corrida e muitas outra referências a “runner” que foram “embarcando” nesta moda de estrangeirismos que paira não só na corrida como em muitas outra actividades. Admito que algumas marcas e até provas portuguesas se queiram internacionalizar usando o termo inglês, mas vindo da Federação Portuguesa de Atletismo, acho uma falta de bom senso para não dizer falta de respeito pela língua portuguesa.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

8 COMMENTS

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FansLike
8,418FollowersFollow
1,473FollowersFollow

ARTIGOS MAIS RECENTES