...

V Trilhos dos Abutres

abutres_2015_ricardo_silvaAbutres “Xtrem”

A quinta edição dos Trilhos dos Abutres apresentou a sua versão “xtrem” (extrema) aos 1600 participantes que se deslocaram este fim-de-semana a Miranda do Corvo, dadas as condições atmosféricas apresentadas.

“Ouve duas avaliações no percurso, antes de ponderarmos em cancelar todo o evento. Uma às 2 da madrugada do dia 31 de Janeiro, numa altura em que condições climatéricas eram adversas e avalia o alerta laranja da Protecção Civil, outra às 6 em que havia viabilidade de se realizar, mas teria que haver mudanças no percurso. E aí destacamos 10 equipas distribuídas pelos percursos, onde houve essa mudança, corte de árvores e alguns arranjos nas pontes. Houve também necessidade de adiar 2 horas as provas e o evento prosseguiu com o começo da Ultra Trilhos dos Abutres 50km/Piclima às 10h00. Foi de facto um grande desafio para nós, voluntários, bombeiros e para os atletas a concretização deste evento.”, salienta a organização.

A quinta edição abriu as suas portas na tarde do dia 30 de Janeiro, com a IV Feira Abutrica de material desportivo e produtos regionais. À noite houve espaço para uma tertúlia ligada à modalidade (“Trail Running”) com o tema “As organizações e o apoio institucional. Que realidade que futuro?” na Loja do Sr. Falcão. Um debate bastante interessante com a participação dos Presidentes da Câmara de Miranda do Corvo e Condeixa, Miguel Baptista e Nuno Moita respectivamente, os organizadores Fernando Fonseca do Trail de Conímbriga Terras de Sicó e Hugo Cabral do Trilhos dos Abutres, os padrinhos do evento José Moutinho e Flor Madureira, com a moderação de José Guimarães do blog de referência nacional “De Sedentário a Maratonista”.

O grande dia começou portanto às 10h00, com a partida da distância maior, Ultra Trilhos dos Abutres/Piclima® (50km). Foi portanto um grande desafio onde os atletas tiveram de enfrentar o frio, vento, chuva e quedas de granizo nos pontos mais altos. O grande vencedor foi Ricardo Silva do clube “EDV-Viana Trail”, um estreante nestes Trilhos, com um tempo de 5 horas, 7 minutos e 10 segundos. Nuno Silva, vencedor das duas últimas edições chega cerca de 2 minutos depois. O pódio da geral absoluta fica concluído pelo atleta Vítor Cordeiro com 5 horas, 16 minutos e 41 segundos. Éster Alves vence na categoria feminina, ficando na 28ª posição da geral.

A prova Trilhos dos Abutres/Idealmed® de 27 km foi vencida pelo atleta madeirense Luís Fernandes da equipa “Ludens Machico/FX Hotelaria”, com um tempo de duas horas, 35 minutos e sete segundos. Patrícia Carreira dos “Offtel Runners” foi a mais rápida na sua categoria situando-se no 11º da geral.

Realizou-se ainda uma caminhada com 250 participantes, pelas aldeias da freguesia de Vila Nova, terminando no futuro Centro de Estágio de Trail Running e BTT. Houve também espaço para as melhores fotografias, Fototrail, onde o vencedor será anunciado dentro de dias.

Trilhos Júnior/José Godinho encerrou o evento, com a participação de 130 crianças no circuito de manutenção da Quinta da Paiva.

Como nota final, os atletas que participaram nas 2 provas tiveram oportunidade de passar na primeira sinalética homologada em Portugal. Fizeram história, pois!

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES