...

Meia Maratona de Barcelos

Meia Maratona de BarcelosO centro de Barcelos será, no dia 6 de abril, palco para a I Meia Maratona que recebe o nome da cidade minhota. A apresentação do evento, realizada na última sexta-feira, contou com a presença da atleta portuguesa mais medalhada de sempre no atletismo, Fernanda Ribeiro. A campeã nacional, europeia, mundial e olímpica de 10 000 metros e ex. recordista do mundo de 5.000 metros será a madrinha da prova e estará em Barcelos no dia 6 de abril para apoiar o evento. “Tenho um carinho especial por Barcelos, estou muito feliz por estar aqui e farei tudo o que for preciso para que esta prova seja um enorme sucesso”, referiu.

O novo evento desportivo dos Amigos da Montanha trará até Barcelos os melhores atletas nacionais da atualidade. Sara Moreira, campeã europeia dos três mil metros, Hermano Ferreira, José Moreira, Ricardo Ribas, Doroteia Peixoto, Licínio Pimentel, Rui Pinto e toda a equipa do Maia, são presenças confirmadas para correr a I Meia Maratona de Barcelos.

Esta prova tem como objetivo tornar-se uma das grandes provas de promoção da modalidade ao nível nacional. “Não queremos ser mais uma. Queremos fazer uma prova com o nosso cunho, que vá crescendo de ano para ano, com uma organização que já deu provas de qualidade noutros grandes eventos desportivos”, salientou Vítor Almeida, antigo atleta e diretor da prova, na apresentação do evento.

José Regalo, ex-atleta e atual vogal da Federação de Atletismo, destacou o valor dos prémios a atribuir nesta prova, que ultrapassa os 14 mil euros distribuídos pelos vários escalões. “A corrida está na moda e é importante associar o que está na moda à competição e esta organização liga a parte lúdica, a promoção do desporto e da saúde, à vertente competitiva, podendo, assim, contribuir para que haja mais pessoas a dedicarem-se à modalidade”, referiu. José Regalo deixou ainda o repto aos Amigos da Montanha para a organização em Barcelos do Campeonato Nacional.

A I Meia Maratona de Barcelos é uma organização dos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos. Américo Alves, presidente da associação barcelense, referiu que este será mais um projeto dos Amigos da Montanha no desenvolvimento e promoção do desporto, à semelhança dos que tem vindo a realizar ao longo dos 15 anos de existência que assinala em 2014. Este novo evento surge associado à criação da nova equipa de atletismo composta por 27 elementos que estará presente nas principais provas nacionais da modalidade. Américo Alves destacou o cariz solidário da prova onde um euro por cada inscrito reverte a favor da construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, agradecendo a esta instituição “pelo apoio fundamental dado que tem dado à associação nas atividades que a mesma realiza”. A verba a angariar “é uma gota no oceano, mas é uma honra para os Amigos da Montanha apoiarem esta instituição que tem feito tudo pela associação”, salientou.

José Costa, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, agradeceu esta iniciativa.

O vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos salientou a promoção que esta prova trará para o concelho. “Dou os parabéns aos Amigos da Montanha por mais esta organização. Será, certamente, um grande evento com a qualidade que os Amigos da Montanha costumam apresentar. Da parte da Câmara Municipal estaremos disponíveis para todo o apoio”, disse. Carlos Brito salientou ainda a iniciativa “Todos a Correr em Barcelos” que os Amigos da Montanha realizam todas as quintas-feiras como um veículo de promoção do desporto e da modalidade, e destacou o troféu da prova, uma peça original em barro feito por uma jovem artesã de Barcelos.

Meia Maratona, caminhada e mini maratona

A I Meia Maratona de Barcelos, com partida pelas 10h00 do dia 6 de abril no Centro Histórico de Barcelos, vai percorrer três distâncias: a meia maratona, com 21 quilómetros, percorridos em duas voltas ao circuito; a mini maratona, de 10 quilómetros, e uma caminhada de 5 quilómetros e meio. O objetivo será juntar grandes nomes do atletismo nacional com todos aqueles que gostam de correr e caminhar como lazer, incentivando a prática desportiva nesta modalidade que tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos. As inscrições estão abertas até 2 de abril e podem ser realizadas no site dos Amigos da Montanha (www.amigostamontanha.com).

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES