...

La Sportiva – Modelo Quantum

La Sportiva, marca italiana com mais de 80 anos e representada em Portugal pela empresa D’Maker, convidou-me para testar um dos seus sapatos de montanha, com o qual irei participar no La Sportiva – Grande Tral da Serra D’Arga.

O modelo que analisei foi o Quantum, um dos muitos que a marca detém, todos eles com características muitos específicas, dependendo do grau de exigência dos terrenos e dos objectivos dos próprios atletas.

Achei importante salientar alguns aspectos essenciais entre eles a análise dinâmica, adesão ao terreno seco (relva, pedra e seixos), adesão em terreno molhado, auto limpeza e amortecimento.

Análise dinâmica
Achei que o tornozelo de inclina bastante menos comparativamente com outros modelos, provavelmente devido à base do sapato que é bastante consistente, permitindo uma maior segurança em condições de má visibilidade e de trilhos íngremes.

Adesão em terreno seco
Fiquei deveras surpreendido com a forma como a sua sola em borracha mole se agarra ao piso seco. Na relva e terra seca, tem uma tracção perfeita, mas o surpreendente mesmo é nas pedras nomeadamente as rochas grandes. Tanto a subir como a descer as mesmas são implacáveis. Uma adesão completa e sem um único deslize.

Adesão em terreno molhado
Não são como umas sapatilhas de estrada, não são indiferentes a este tipo de piso, nota-se que foram trabalhadas para agradar em todos os tipos de terrenos. Mesmo assim, penso estar aqui o único “calcanhar de aquiles” deste modelo. Quase que diria que não há milagres para este tipo de terrenos. Pelo menos não encontrei ainda uma marca ou modelo que seja realmente eficaz a subir e descer em terreno molhado ou enlameado.

Auto Limpeza
Não pense que vai chegar a casa e este modelo se vai transformar no milagre da eliminação da lama. Nada disso. O sistema de auto-lompeza tem a ver com o facto da base do sapato ficar ou não com terra, lama ou relva durante a corrida. De facto este é um modelo com uma base diferente de qualquer um. A sua base está sempre limpa, ou pelo menos ao fim de alguns passos ele liberta-se de tudo o que agarrou já que a mesma é composta por uma borracha mole sem os habituais “picos” ou ranhuras vulgarmente vistas noutras marcas. Está assim sempre pronta para “agarrar” como se fosse sempre a primeira vez.

Amortecimento
Neste parâmetro, parecem umas sapatilhas de estrada. Corri muitos quilómetros com elas em cimento e alcatrão e são muito mas muito confortáveis e com muito bom amortecimento. Ao fim de treinos longos em estrada sentia os pés e as articulações de uma forma idêntica aos sapatos de estrada. Seria capaz de correr uma maratona de estrada com elas, sem hesitação.

Em suma, trata-se na minha opinião de um modelo bastante equilibrado para quem pretende correr na montanha mas que as queira também usar em treinos mistos em parques ou para o seu fartlek semanal. Parecem ter uma grande durabilidade, parecendo ser uma boa escolha, atendendo também ao seu preço relativamente acessível.

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da forma como foi feita esta análise. Parabéns. Não conheço esta marca de calçado mas só pelo fato de apoiar uma prova nacional merece toda a minha consideração. Estarei atento à mesma e espero ser já na Arga. cps

  2. Estou interessada neste tênis La Sportiva – Modelo Quantum, onde posso encontra-lo?
    Saberia me informar onde comprar ou se teria um site seguro e confiavel que eu poderia adquirir?
    Tks

  3. Tenho umas dessas e de facto são do mais confortável que já tive. Mas discordo de uma coisa: Muito pouco duráveis! Ao fim de algumas centenas de kms já estão com a espuma da sola à mostra. Ou seja, já se foi a borracha!!! Muito desiludido…

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES