...

Alain Mimoun

Alain Mimoun

Nacionalidade: Francesa

Nascimento: 1 de Janeiro de 1921

Venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956 com o tempo de 02h25m00s

Alain “Ali” Mimoun foi um ex-fundista francês, campeão olímpico da maratona e campeão nacional dos 5.000m e 10.000 m durante vários anos. Teve sempre o caminho bloqueado ao ouro olímpico pelo seu maior adversário e amigo, Emil Zatopek, até finalmente derrotá-lo nos Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956.

Mimoun foi campeão francês das corridas de fundo por mais de uma década, após a Segunda Guerra Mundial, participando com brilho nos Jogos olímpicos de Londres em 1948 e de Helsínquia em 1952, conquistando três medalhas de prata nestes Jogos, sempre atrás daquele que parecia jamais lhe permitiria ser campeão, o checo Zatopek.

Em 1956, os dois maiores corredores de fundo dos anos 1950, velhos rivais e grandes amigos, alinharam pela última vez numa mesma prova, a maratona olímpica, que Zatopek já havia vencido nos Jogos anteriores. Fazia muito calor em Melbourne naquele dia e o checo, operado a uma hérnia seis semanas antes, sofreu muito nas ruas da cidade enquanto Alain, argelino de nascença, parecia à vontade nos 36º do verão australiano, vencendo a prova com facilidade.

Na linha de chegada, Mimoun esperou por Zatopek, que chegou em sexto completamente exausto e disse-lhe: “Emil, eu agora sou campeão olímpico como você, porque não me abraça?” Os dois abraçaram-se na pista, e Mimoun afirmou depois que aquele momento para ele teve mais valor que a medalha de ouro. No mesmo dia da sua tão esperada vitória ele teve uma filha, a quem deu o nome de Olympia.

Alain Mimoun continuou a competir após Melbourne e esteve na equipa de atletismo francesa nos Jogos de Roma em 1960, já com 39 anos, sem conseguir resultado expressivo. O seu último título nacional foi conquistado em 1966, aos 45 anos, vinte anos após sua estreia nas pistas de atletismo. Considerado um herói nacional em França, tem mais de trinta ginásios desportivos com o seu nome.

Fonte: Wikipédia

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Alain Mimoun, foi um atleta fantástico apenas “ofuscado” por co-existir no atletismo com um fora-de-série chamado Emil Zátopek.

    Por isso, Alain Mimoun era conhecido com o “eterno segundo”. Zátopek venceu o seu amigo quase sempre.

    Zátopek era conhecido como “a locomotiva humana” chegava a fazer 50x400m de treino intervalado e longos fartleks.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES