Há um município que quer cobrar para que os corredores possam correr no seu parque da cidade.
Isto está a acontecer na cidade de Bristol em Inglaterra. O município quer cobrar uma libra por cada corrida.
A polémica estalou quando começou a operar na cidade a iniciativa Park Run, um movimento global que promove a corrida para atletas amadores. Todos os fins-de-semana, dezenas de atletas juntavam-se em Little Stoke, o parque da cidade, para correr.
A câmara considera que o afluxo de corredores fez aumentar os custos de manutenção do parque e impôs à organização das corridas a taxa de uma libra por atleta.
“Não podemos impedir que as pessoas usem o parque para fazer exercício e correr, mas quando se trata de uma organização com directores pagos, financiada por fundos e patrocinadores, seria injusto esperar que fossem os residentes a pagar”, explica o município em comunicado.
O que pensam da postura da autarquia? Em Portugal também há provas pagas dentro de parques em que os atletas pagam para participar. Será justo que sejam os munícipes a pagar a manutenção dos parques e as empresas organizadoras a tirarem dai o seu lucro?
Gostaríamos de saber a vossa opinião.
Se os atletas pagam a uma determinada organização para correr em grupo, acho que deve essa mesma entidade deve pagar o espaço que vai usar. No entanto, os parques são públicos e a manutenção deve ser assegurada pelos municípios. É uma decisão controversa.