Nacionalidade: Grécia
Nascimento: 12 de Janeiro de 1873 (Atenas)
Falecimento: 26 de Março de 1940 (67 anos) em Atenas
Spirídon Louis foi o primeiro homem a vencer uma maratona olímpica. Foi nos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896. Terminou a prova com 02h58m50s.
Natural de Marousi, um subúrbio ao norte de Atenas, era um carregador de água e pastor de ovelhas e tornou-se um herói nacional grego, recebendo vários presentes, desde jóias a uma oferta de ter a barba cortada para o resto da vida.
Após a sua vitória, nunca mais correu e levou uma vida sossegada, primeiro como pequeno agricultor e depois como oficial de polícia.
Fez a sua última aparição pública em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, como convidado de honra dos organizadores, ficando uma foto sua bastante famosa, onde entregava a Adolf Hitler um ramo de oliveiras, trazida de Olímpia, o berço das Olimpíadas.
Spiridon morreu pouco depois da invasão da Grécia pelos nazis e o seu nome hoje é usado em vários clubes desportivos do seu país e principalmente no complexo olímpico de Atenas, onde os Jogos Olímpicos de 2004 foram realizados. A rua em frente ao complexo desportivo tem também a designação de Avenida Spiridon Louis.
Fonte: Wikipédia
Olá Vitor.Este presente da barba cortada para o resto da vida,é muito engraçado já é muito bom,se fizermos as contas as gilletes e maçada de cortar todos os dias,já viu o que poupavamos no nosso orçamento,eh.eh.eh.Bom fim de semana
Bom se Spiridon foi o primeiro atleta olimpico eu vou tentar também ser o primeiro de toda a minha a familia a completar uma maratona.
A todos um abraço
João Lopes
Grande Lopes. Nada como arranjar boas razões de motivação e essa é uma delas. Quando terminei a minha primeira maratona também cheguei à conclusão que fui o primeiro da minha família (e ainda sou). Penso também que terei sido o primeiro da minha terra natal 🙂 Cumprimentos