Uma caminhada ou corrida de 30 minutos, praticada três vezes por semana, podem ser tão eficientes no tratamento da depressão aguda como a utilização de medicamentos tradicionais.
Esta é a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Duke (EUA), publicada na prestigiada revista ‘The Archives of Internal Medicine’.
No estudo, que durou 16 semanas, 156 pacientes com depressão aguda foram divididos em três grupos. Um grupo foi tratado com o reconhecido remédio Zoloft. O segundo recebeu as doses do remédio e também passou a praticar exercícios regularmente. E o terceiro ficou só nos exercícios. Para surpresa dos pesquisadores, no final do estudo todos os três grupos apresentaram melhoras significativas e similares.
“Uma das conclusões que podemos tirar deste estudo é que os exercícios regulares podem ser tão eficientes como a medicação e podem inclusive ser uma alternativa melhor para certos pacientes”, diz o psicólogo James Blumenthal, chefe da equipa.
“Quase um terço dos pacientes com depressão não respondem aos medicamentos e em muitos outros a medicação provoca efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, os exercícios devem ser considerados uma opção válida de tratamento”.
Blumenthal explica que, além dos benefícios fisiológicos, a prática regular de exercícios também contém um ingrediente social que auxilia no tratamento da depressão. “tomar uma pastilha é uma atitude muito passiva”, diz. “Exercitar-se, por outro lado, demanda um comprometimento por parte do paciente, que se reflecte na melhoria da sua auto-estima e autoconfiança.”
Obviamente que a informação aqui contida não deverá por si só ser tomada como a ideal para todos os casos, não dispensando a consulta a um especialista ou acompanhamento de um treinador.
Eu costumo praticar desporto na faina agrícola!
Só quem se cansa; poderá descansar!…
QWuem não se cansa morre de cansaço!…
Estou farto de fazer notas!… Queria pôr a minha arte à prova! Procuro Banda de Música para fazer o Ensaio das minhas Composições Musicais!
Mestre: Júlio Faitão
[email protected]
Tm.91 559 76 70
Tal como desenvolver o físico, correr ou outros desportos (…), também se fáz desenvolver o cérebro estudando Composição Musical!
Mestre: Júlio Faitão
[email protected]
Tm. 91 559 76 70
Como a gente muda! Eu, noutros tempos, tal como vós, tambem já fui atleta! Agora, dia sim dia não; faço a minha preparação física como nos velhos tempos; “La pelle, la pioche e la terrasse”!…