Sabes o que é uma corrida minimalista e quais são os seus benefícios? Neste artigo revelamos toda a informação que precisas sobre este estilo. Quando é altura de renovar os nossos sapatos de corrida, temos tendência a prestar atenção a toda uma série de características: o drop, a sola de fibra de carbono, o tipo de palmilha, o tecido superior, etc. No entanto, sabias que correr descalço tem grandes benefícios para os seus pés? Mas, há também uma série de considerações a ter em conta.
Tu podes experimentar no casino jogos e acrescentar os teus ganhos.
Segundo alguns estudos, o uso de calçado de corrida tradicional pode enfraquecer os pés e causar lesões a longo prazo na parte inferior das pernas. Apesar disso, a maioria dos corredores não está a favor de correr descalços ou com sapatos minimalistas. O próprio Eliud Kipchogue quebrou a barreira da maratona de 2 horas em Nike Flyers com uma altura de mais de 40 mm.
A corrida descalça sempre tem existido, mas está a ganhar cada vez mais seguidores, mas também detractores. Aqueles que praticam a corrida descalça afirmam que é muito benéfica, pois é a forma mais natural de correr, embora digam que é necessário muito treino para deixar para trás a forma como se corre com os treinadores, pois a corrida descalça requer uma técnica diferente e, portanto, uma aprendizagem, ou desaprendizagem, dependendo de como se olha para ela.
Correr descalço é o termo utilizado para descrever correr descalço, ou seja, sem os tradicionais sapatos de amortecimento. De acordo com os defensores deste desporto, foram estes sapatos que durante anos modificaram a nossa forma de correr e andar, alterando a nossa postura e mecânica e impedindo o corpo de realizar o seu movimento natural para o qual foi concebido.
O que é a corrida minimalista?
A corrida minimalista, também conhecida como corrida descalça, envolve correr descalço ou em sapatos minimalistas, ou seja, sapatos que tentam interferir o mínimo possível com o movimento inato do pé. Os apoiantes deste método afirmam que os sapatos de corrida convencionais, independentemente do modelo e da marca, tendem a enfraquecer o pé e a alterar a forma natural como nos movemos. Como resultado, ocorrem lesões e enfermidades nos joelhos e nas pernas.
Quais são os benefícios da corrida minimalista?
Os principais benefícios da corrida minimalista, além do reforço do pé, são os seguintes:
- Produz-se uma maior agilidade.
- A sensação é mais agradável.
- Vais melhorar a tua técnica de corrida.
- As bolhas já não são um problema.
Como te unir à corrida minimalista
Se quiseres realmente te unir à corrida minimalista, deves estar ciente de que o processo é progressivo. Uma mudança súbita na técnica pode colocar o teu corpo em risco.
Aqui estão as chaves para começar a correr descalço:
- É tempo de pôr a velocidade de lado. Começa com um jogging suave para te tornar consciente da tua técnica.
- Não adiciones demasiados quilómetros no início com este tipo de sapatos.
- Correr em terrenos menos prejudiciais do que o asfalto, como a relva.
Como fortalecer os teus pés
Embora seja verdade que este estilo oferece vantagens e benefícios, a maioria dos corredores não quer mudar de sapatos convencionais para este tipo de calçado. Além disso, ainda existe uma certa desconfiança sobre o assunto.
No entanto, há uma série de exercícios que podemos fazer para fortalecer os músculos dos pés e prevenir lesões, por isso não deixes de tomar nota!
- Andar descalço em casa durante o máximo de tempo possível.
- Usar sapatos minimalistas ao andar na rua.
- Esticar os dedos dos pés para ganhar flexibilidade.
- Incorporar agachamentos profundos na tua rotina de treino.
- A piolometria ajuda a melhorar a absorção de choques durante a corrida.
Conclusão
Os pés descalços traz muitos benefícios aos corredores, uma vez que não causa alterações ao movimento natural do pé.
No entanto, nem todos estão prontos para largar os seus sapatos de corrida e começar a correr descalços ou com calçado minimalista. Felizmente, podemos fazer uma série de exercícios que nos ajudarão a fortalecer os músculos dos nossos pés para evitar lesões. Por outro lado, também se pode usar o minimalismo apenas para determinadas sessões.
E tu, conhecias a corrida minimalista e te atreves a experimentá-la?